quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cheias de represas podem alagar três cidades de SP

Sabesp emitiu alerta à Defesa Civil Estadual sobre riscos em reservatórios na terça-feira

  • Nilton Cardin/AEFoto por Nilton Cardin/AE
Represa Jaguari, que pertence ao sistema Cantareira

A Sabesp (estatal de saneamento ligada ao governo do Estado de São Paulo) emitiu na última terça-feira (26) alerta para a Defesa Civil Estadual informando que as chuvas dos últimos dias podem fazer com que as represas de Jaguari e Atibainha venham a atingir o nível do vertedouro e, com isso, aumentar o volume de águas que chegarão aos rios.

O R7 apurou que a alta no nível do rio pode fazer com que três cidades, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Bragança Paulista, venham a ter áreas atingidas pelas águas nos próximos dias.

As duas represas do sistema Cantareira – que abastecem metade da população da região metropolitana de São Paulo – atingiram na última terça-feira o seu nível máximo desde 1936, quando foram criadas. Não está descartado que outras represas do mesmo Cantareira ou de outros sistemas forcem novos alertas à Defesa Civil.

Dados fornecidos ao R7 pelo superintendente de produção de água da região metropolitana da Sabesp, Hélio Luiz Castro, dão conta que só na represa de Atibainha foram descarregados 18 mil metros cúbicos por segundo de água de volta ao rio de mesmo nome, após a represa chegar a uma vazão de 70 metros cúbicos por segundo.

No caso de Jaguari – que registrou entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010 recorde de chuva dos últimos 70 anos – a vazão chega a 180 metros cúbicos por segundo. Essa devolução de água para os rios tem ocorrido direto desde o dia 18 de dezembro. Nos últimos dias, ela está sendo intensificada devido às chuvas intensas.
Leia mais em http://www.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário