sábado, 20 de fevereiro de 2010

Candidatos ao Sisu devem se inscrever até este sábado

Pouco mais de 29 mil vagas são oferecidas pelo sistema, que usa a nota do Enem

Do R7

Termina às 23h59 deste sábado (20) o prazo de inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que permite concorrer a cursos em 51 universidades e institutos de ensino federais usando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
São pouco mais de 29 mil vagas oferecidas pelo sistema. Como ele vai respeitar o horário de brasília, o fim do horário de verão deve dar uma hora a mais para os estudantes se inscreverem. 
A lista dos novos aprovados sai nesta segunda-feira (22). Já a matrícula nas universidades federais deverá ser feita entre os dias 23 e 26 de fevereiro, nas próprias instituições.
Como o sistema prevê uma sobra de vagas, os retardatários poderão se candidatar às oportunidades na última etapa, que acontece em março.
Quase 500 mil
Até as 18h30 desta sexta-feira (19), 472.379 candidatos haviam se candidatado no Sisu. O Estado com maior número de inscrições permanece São Paulo, com 57.039 alunos.
O Rio está em segundo lugar, se aproximando de São Paulo, com 53.640 estudantes cadastrados. Em terceiro lugar vem a Bahia, com 46.933 vestibulandos.
O sistema vai começar a verificar das notas dos alunos cadastrados neste domingo (22). Ele calcula automaticamente a pontuação dos candidatos, conforme o desempenho nas cinco áreas do Enem: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação. 
Se as pessoas inscritas no mesmo curso tiverem pontuação igual, o ministério vai adotar critérios de desempate na distribuição das vagas.
O primeiro critério é a nota de redação, os outros quatro serão as pontuações das provas objetivas - linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, nesta ordem. Se o empate continuar após esses cinco itens, o ministério vai garantir a matrícula dos dois candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário