sábado, 20 de fevereiro de 2010

Com muita festa, Rosas de Ouro fecha o desfile das Campeãs de São Paulo

Gaviões, Unidos do Peruche, Nenê, Mancha Verde, Vai-Vai e Mocidade Alegre já desfilaram.
Grande campeã do Grupo Especial, Rosas conta a história do chocolate.

Exatamente às 5h35 da manhã deste sábado (20), a Rosas de Ouro entrou na passarela do samba para comemorar o título de campeã do Grupo Especial de São Paulo em 2010. A escola encerra a festa no sambódromo do Anhembi. A história do chocolate, desde o descobrimento do cacau, garantiu o título para a agremiação, assim como a alegria para os torcedores.

Luciana Bonadio
Rosas de Ouro desfila como grande campeã de São Paulo em 2010. (Foto: Luciana Bonadio/G1).

Quinta colocada no Grupo Especial, a escola de samba Gaviões da Fiel abriu a noite de desfiles das campeãs do carnaval de São Paulo às 22h40 desta sexta-feira (19). Originalmente, a escola seria a terceira a se apresentar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital paulista. A mudança aconteceu para evitar que a agremiação desfilasse logo antes da Mancha Verde – as duas torcidas são rivais.

De acordo com a diretoria da Gaviões, o atraso de 40 minutos aconteceu exatamente por causa da mudança na ordem dos desfiles. Segundo a escola, muitos componentes não ficaram sabendo da alteração. "A gente faz até questão de atrasar pela sacanagem, pela falta de respeito. Não dá para acreditar em jurados de carnaval", diz Wilson Rodrigues, diretor conselheiro da Giaviões.

Na ordem original, a segunda colocada do Grupo de Acesso, Unidos do Peruche, seria a primeira a desfilar, seguida pela Nenê de Vila Matilde, campeã do Acesso, e pelas escolas do Grupo Especial, da quinta para a primeira colocada. Com a mudança, as duas agremiações que subiram do Acesso desfilam entre a Gaviões e a Mancha Verde.

De acordo com a Superliga das Escolas de Samba de São Paulo, a alteração aconteceu “para evitar qualquer confronto entre as torcidas". Segundo a Superliga, a entrada dos torcedores da Gaviões é pela Marginal Tietê, enquanto o público da Mancha segue pela Avenida Olavo Fontoura.

No desfile das campeãs, cada escola perde 5 minutos no tempo total de desfile. As integrantes do Grupo Especial têm 60 minutos para passar pela Avenida, e as que subiram do Grupo de Acesso têm 50 minutos. Depois da Gaviões, e das duas primeiras colocadas do Acesso, desfilam Mancha Verde, Vai-Vai, Mocidade Alegre e Rosas de Ouro, campeã do canraval 2010.

Segundo a SPTuris, foram vendidos 12 mil dos 28 mil ingressos disponíveis para os desfiles até 17h desta sexta. Depois desse horário, os espectadores ainda puderam comprar entradas apenas na bilheteria do Anhembi. As vendas foram encerradas com o início dos desfiles.

Confira o enredo apresentado pelas escolas, na ordem em que elas se apresentarão nesta sexta:

Juliana Cardilli
"Desfilar pela Gaviões da Fiel é emocionante, para mim não se compara a nada. Eu venho com o maior orgulho, é muito bom", disse Sabrina Sato sobre o desfile das campeãs.




Gaviões da Fiel – 5ª colocada do grupo especial Com um dos desfiles mais aclamados pelo público de São Paulo, a Gaviões da Fiel celebrou no Anhembi o centenário do Corinthians, comemorado em 2010. No carro abre-alas, estavam jogadores do elenco atual do time, além do técnico Mano Menezes. Ao longo das outras alegorias, também se apresentaram os ex-jogadores Sócrates e Biro-Biro. No último carro, vinha a maior atração da noite: o atacante Ronaldo.

Entre as beldades, o destaque foi a apresentadora Sabrina Sato, que desfilou pela primeira vez como madrinha da bateria da escola – nos anos anteriores, ela foi destaque da agremiação. Ao lado dela, estava Tatiane Minerato, rainha dos ritimistas. Outro destaque da escola foi a estudante Geisy Arruda, que ficou conhecida após uma confusão no campus da Uniban, no ABC, devido ao vestido que usava.

Durante a apuração, a escola causou problemas – integrantes da diretoria se revoltaram com notas dadas no quesito bateria. Na arquibancada, torcedores jogaram garrafas d’água na pista em protesto pela colocação da escola.

Juliana Cardilli
Vice-campeã do Acesso em 2010, Unidos do Peruche entrou na Avenida garantida no Grupo Especial em 2011. (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Unidos do Peruche – vice-campeã do grupo de acesso Última escola a desfilar no grupo de acesso, a Unidos do Peruche lembrou a fé do brasileiro no Anhembi com o enredo “São Paulo, olhai por nós” e chamou a atenção com a madrinha Danielle França e a rainha de bateria Pâmela Guedes. Assim como a Nenê, a Peruche caiu do Grupo Especial em 2009, e irá retornar para a elite do carnaval em 2011.

Juliana Cardilli
Seu Nenê leva a taça do Grupo de Acesso no desfile de campeã da escola. (Foto: Juliana Cardilli/G1)

Nenê de Vila Matilde – campeã do grupo de acesso
A Nenê de Vila Matilde levou o tema “água” para a avenida no desfile ocorrido no domingo e na madrugada de segunda e encantou o público com grandes carros e alas bem coordenadas.. Um dos destaques da escola de samba foi o carro abre-alas, que levou o fundador da agremiação, Alberto Alves da Silva, o seu Nenê, acompanhado de passistas. Entre os destaques femininos, estavam a madrinha de bateria, Angela Bismark, e a rainha do carnaval 2010, Déborah Xavier Caetano. A escola havia caído do Grupo Especial no ano passado.

Luciana Bonadio
"O desfile hoje tem sabor de vitória pela Mancha, que conseguiu esse quarto lugar. É um prazer, uma honra estar aqui", disse Viviane Araújo. (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Mancha Verde – 4ª colocada do grupo especial
No desfile que marcou seu aniversário de dez anos, a Mancha Verde buscou “efeitos especiais” para impressionar. Antes da apresentação, integrantes da escola distribuíram bandeirinhas ao público no Anhembi. Com um refrão simples e fácil de cantar, o samba-enredo prestou uma homenagem aos mestres que ajudaram a escola em sua trajetória.

Os carros alegóricos e alas falavam dos mestres e educadores desde a Grécia Antiga até a atualidade. O destaque feminino foi, pela sexta vez, Viviane Araújo, que desfilou como a rainha de bateria. Ela integrou o abre-alas com uma fantasia de rainha da dinastia T'ang.

Luciana Bonadio
Amanda Françoso é a madrinha da bateria da Vai-Vai, terceira colocada. (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Vai-Vai – 3ª colocada do grupo especial
Campeã pela última vez em 2008, a Vai-Vai fechou o primeiro dia de desfiles com o enredo "80 anos de arte e euforia. É bom no samba, é bom no couro. Salve o duplo jubileu de carvalho", que fala sobre os últimos 80 anos de história, misturando copas do mundo e a fundação da escola.

A escola teve problemas no início da apresentação, que foi atrasada depois que um carro alegórico desengatou. Integrantes da escola correram para tentar consertar o dano, mas parte da Vai-Vai já estava 30 metros à frente. Em outro momento do desfile, uma passista desmaiou e foi atendida. Outra passista que era destaque em um carro alegórico passou mal no alto do carro e teve de ser socorrida por bombeiros.

Entre as participações estreladas estavam a apresentadora Amanda Françozo, madrinha de bateria, e o craque Cafu, que desfilou pela primeira vez pela agremiação.

Luciana Bonadio
Nani Moreira anima a bateria na Mocidade Alegre no desfile das campeãs. (Foto: Luciana Bonadio/G1)



Mocidade Alegre – vice-campeã do grupo especial
Vencedora do carnaval de São Paulo em 2009, a Mocidade Alegre ficou este ano em segundo lugar com o enredo “Da Criação do Universo ao Sonho Eterno do Criador... Eu Sou Espelho e Me Espelho Em Quem Me Criou!!!".

O enredo homenageou um dos fundadores da escola, Juarez da Cruz. Ele morreu em 3 de março do ano passado, aos 78 anos, após passar mal durante a apuração dos votos que deram o título à escola.

Um dos destaques foi a comissão de frente. Os integrantes representaram os guardiões da luz da criação e executaram uma coreografia em torno de um bailarino com fantasia de luzes piscantes e um bastão. A rainha Nani Moreira voltou à frente da bateria após desfilar como destaque em 2009 – quando havia acabado de dar à luz. Ao lado dela, estava a rainha mirim Marília Silva, de 12 anos.

Luciana Bonadio
Ellen Rocche foi uma das musas da campeã Rosas de Ouro. (Foto: Luciana Bonadio/G1)

Rosas de Ouro – campeã do grupo especial
A campeã de 2010 não conquistava um título do grupo especial desde 1994. O jejum da Rosas de Ouro foi quebrado com um enredo que contou a história do cacau – incluindo cheiro de chocolate na avenida e distribuição de trufas para o público.

A vitória, entretanto, foi tensa. Logo nos primeiros minutos, a escola enfrentou problemas. Alguns integrantes da comissão de frente chegaram atrasados. Desde a primeira ala, foi contada a história do chocolate desde o descobrimento do cacau.

No meio do desfile, foram também incluídos aspectos lúdicos. A bateria lembrou o filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e o personagem Willy Wonka. Ellen Roche, rainha da bateria da agremiação há 10 anos, também simbolizou a rainha da fábrica. O desfile foi encerrado com um carro alegórico representando um gigante cesto de ovos de Páscoa com braços, pernas e a cabeça de um coelho.

Leia mais notícias de Carnaval

Do G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário