terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EUA confirmam fracasso em teste de míssil de defesa

Segundo o Departamento de Defesa, falha em radar impediu interceptação de alvo


APFoto por AP
Imagem de arquivo mostra disparo de míssil de defesa Patriot em exercício entre EUA e Israel; teste com novo sistema falhou no fim de semana
Os testes de um míssil de defesa dos Estados Unidos fracassaram no último final de semana devido a problemas em um radar, informaram nesta segunda-feira (1º) fontes do Departamento de Defesa.
As fontes disseram que um "míssil objetivo" (o alvo do teste) foi lançado de uma base do Exército dos EUA no atol de Kwajalein, nas ilhas Marshall, a noite do domingo.
Pouco depois, outro míssil foi disparado da base Vandenberg da Força Aérea americana, na Califórnia, com a intenção de interceptá-lo e destruí-lo.
O voo dos dois mísseis foi realizado sem problemas, mas a interceptação não aconteceu devido a uma falha em um radar, explicou em comunicado a Agência para a Defesa de Mísseis.
"Tanto o míssil objetivo como o interceptor funcionaram bem depois do lançamento. No entanto, o radar, que tem base no mar, não funcionou como se esperava", diz a nota.
Os militares ainda não identificaram o que causou a falha no radar.
Americanos instalam escudo contra Irã
A administração americana está acelerando a instalação de defesas no Golfo Pérsico sob a alegação de possíveis ataques iranianos com mísseis.

A operação consiste em posicionar barcos de guerra especializados ao longo da costa iraniana e sistemas antimísseis em pelo menos quatro países do Golfo: Qatar, Emirados Árabes Unidos, Bahrein e Kuwait.
Omã também foi consultado, mas até agora não autorizou a instalação de mísseis Patriot.

Segundo fontes militares citadas pelo jornal The New York Times, a disposição destes e outros países árabes de aceitar as defesas militares americanas reflete o crescente temor na região em relação às ambições do Irã e suas possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário