quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ONU alerta para aumento de laboratórios de drogas no Brasil

A Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) alertou hoje para o crescente número de laboratórios clandestinos no Brasil e em outras nações do Cone Sul, fenômeno relacionado à expansão do consumo de pasta de coca pela população jovem.

De acordo com o relatório anual do órgão, apresentado em Viena, os laboratórios ilegais instalados para a fabricação de cocaína impulsionaram o aumento do uso da pasta da droga nos países da região.

Além do problema do consumo de drogas ilícitas, o documento destaca que o Brasil precisa enfrentar o fato de ser utilizado como rota do tráfico internacional de entorpecentes.

Nesse contrabando foi detectado o envolvimento de cartéis mexicanos, que traficam "grandes remessas ilícitas de cocaína" oriunda de nações latino-americanas "por meio do Brasil".

Por exemplo, o relatório ressalta que "a cocaína apreendida na África provém, sobretudo, da Colômbia e do Peru, e, muitas vezes, é contrabandeada a partir do Brasil e da Venezuela".

No tráfico, usa-se cada vez mais o transporte aéreo, segundo as apreensões feitas pela Polícia, já que "aproximadamente 50% da cocaína apreendida no Brasil em 2008 foi contrabandeada por meio de rotas aéreas".

No Brasil, também começaram a ser instalados laboratórios clandestinos que, além de processar precursores anfetamínicos, produzem comprimidos de ecstasy e metanfetamina.

"Em 2008, drogas sintéticas começaram a ser fabricadas ilicitamente" no Cone Sul, o que "foi comprovado com o estouro de laboratórios de fabricação ilegal de MDMA (ecstasy) e metanfetamina, na Argentina e no Brasil", indica o relatório.

Da Folha on-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário