terça-feira, 2 de março de 2010

Casas são invadidas pelo mar na Paraíba

Maré chegou a 2,80 metros em Baía da Traição.
Prefeitura e estado decretaram situação de emergência.
Uma pequena cidade ao norte de João Pessoa está perdendo uma guerra contra o mar.

Veja o site do jornal da Globo

Um espetáculo impressionante para os turistas e assustador para os moradores da Baía da Traição, no litoral norte da Paraíba. Na batalha do mar contra a cidade, o resultado quase sempre é de destruição.

Às 17h40 desta segunda-feira (01), a maré chegou a 2,80 metros, um dos maiores níveis do ano. A água invadiu casas. Segundo a Defesa Civil, a força do mar comprometeu a estrutura de pelo menos 55 casas nos últimos meses. Prédios públicos e até pontos turísticos também foram atingidos. No mês de fevereiro, prefeitura e estado decretaram situação de emergência.

"Acionamos o governo estadual e o governo federal para que olhem para o nosso município, para conter o avanço do mar", afirma o coordenador da Defesa Civil, Luiz Pedro Nascimento.

O pesquisador e biólogo Paulo Rosas, da Universidade Federal da Paraíba, contraria a tese de que o mar estaria avançando. "Eu faço o processo inverso. São as casas invadindo o mar. Então, como é uma área baixa, se torna muito vulnerável. O mar sempre subiu aqui", explica.

Leia mais notícias de Brasil

Do G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário