A energia caiu. E agora? O apagão que deixou no escuro 18 estados brasileiros na noite desta terçafeira também causou transtornos para muitos consumidores que tiveram suas televisões, rádios, geladeiras e outros aparelhos queimados.
"A dica para evitar esses transtornos é simples: tirar todos os aparelhos da tomada antes que a energia volte", explica Dino Lameira, pesquisador da PRO TESTE Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. De acordo com ele, o aparelho pode ser danificado tanto na interrupção da energia quanto na volta, mas no segundo caso é muito mais frequente. "Quando o serviço elétrico é restabelecido, a energia volta com uma tensão muito alta e nem todos os aparelhos estão preparados para recebêla".
O pesquisador explicou ainda que nem sempre os aparelhos mais antigos são os que mais se danificam ao serem submetidos a essas altas tensões. Ainda não existe uma regulamentação que obrigue os eletrodomésticos a serem certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Lameira afirmou que o Inmetro pode começar a controlar esses aparelhos no ano que vem. Segundo ele, alguns testes realizados pelos fabricantes visam somente à segurança do consumidor em relação ao produto.
Fonte http://www.veja.abril.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário