quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Festival de Brasília consagra pernambucanos

Marcos Toledo * Enviado especial do JC
Kleber (d), com a equipe vencedora de Recife frio
Kleber (d), com a equipe vencedora de Recife frio
Foto: Divulgação
BRASÍLIA - Os curtas-metragens pernambucanos Recife frio, de Kleber Mendonça Filho, Ave Maria ou mãe dos sertanejos, de Camilo Cavalcante, e Azul, de Eric Laurence, arremataram dez prêmios ontem à noite na cerimônia de encerramento do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que deu ainda o troféu Candago de Melhor Trilha Sonora de Curta Digital para o pianista Vítor Araújo pela produção carioca Dois pra lá, dois pra cá. Recife frio, com sete prêmios, e É proibido fumar, longa-metragem dirigido por Anna Muylaert e estrelado por Glória Pires, com nove prêmios, foram as duas principais produções consagradas na edição deste ano do evento, que terminou por volta da 0h30 de hoje (horário de Brasília).

Curta 35 mm mais aclamado pelos espectadores no festival, Recife frio levou os Candangos de Melhor Filme pelo júri popular e a crítica, mais direção e roteiro (ambos KMF), além dos prêmios especiais Saruê, Vagalume e de Aquisição do Canal Brasil. “A exibição no sábado foi a melhor que podia acontecer com o filme, que está começando a carreira agora”, disse Kleber, após a solenidade. “Estou muito feliz, principalmente pelos prêmios do júri popular e da crítica.”

Ave Maria ou mãe dos sertanejos foi eleito Melhor Filme e levou os Candangos de Melhor Fotografia (Beto Martins) e Melhor Som (Nicollas Hallet), este dividido com Azul. O diretor Camilo Cavalcante se disse surpreso com o troféu de Melhor Filme do júri oficial.

É proibido fumar arrematou a maioria dos prêmios do júri oficial (montagem, trilha, direção de arte, roteiro, atriz coadjuvante, atriz, direção e filme), mais o da crítica. O documentário da Bahia Filhos de João: admirável mundo novo baiano, de Henrique Dantas, que conta a história do grupo Novos Baianos, contudo, também foi lembrado. Levou dois Candangos de Melhor Filme (Especial do Júri e Júri Popular), e os prêmios Marcantônio Guimarães e Vagalume.
Fonte http://www.jc.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário