terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Brasil exportará motor 1.6 para a versão americana do Ford Fiesta

Acordo foi anunciado durante o Salão Internacional de Detroit.
Motor econômico está adequado às exigências dAmpliar Foto Foto: Carlos Osorio/AP Foto: Carlos Osorio/AP

Ford Fiesta para o mercado norte-americano (Foto: Carlos Osorio/AP)

A Ford anunciou nesta terça-feira (12) no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, que a nova família de motores Sigma, cuja produção começou ao final do ano passado na fábrica de Taubaté (interior de São Paulo), em São Paulo, atenderá também a América do Norte. O propulsor vai equipar a nova geração do Ford Fiesta, na versão 1.6 de quatro cilindros. O primeiro modelo da Ford no mercado brasileiro e América do Sul a receber o motor foi o Focus.

A fabricante não divulga o volume que será exportado, no entanto, com o anúncio, a Ford do Brasil passa a ter maior escala de produção, o que ajuda a baratear custos. Em 2009, a fabricante investiu R$ 600 milhões na fábrica de Taubaté para desenvolver a nova família de motores. O objetivo da Ford é ampliar a capacidade de produção de propulsores de 280 mil para 500 mil unidades.

Durante o anúncio em Detroit, o vice-presidente de Marketing Global para as operações do Canadá, México e América do Sul, Jim Farley, afirmou que o Sigma 1.6 é o mais novo exemplo dentre os mais de 30 motores com tecnologia avançada que a Ford irá lançar até 2013. Esforço não só da Ford, mas de todas as montadoras norte-americana paraatender à lei do governo a Barack Obama que obriga as montadoras a aumentar a eficiência no consumo de combustíveis e reduzir as emissões de poluentes dos veículos. O primeiro motor que a Ford lançou de acordo com a nova exigência foi o EcoBoost.


Montadora investiu R$ 600 milhões para a produção da nova família de motores (Foto: Divulgação)

“Cada um desses motores entregarão a potência que os nossos clientes querem, combinado com a economia de combustível de que precisam", disse Farley. O presidente da Ford do Brasil e Mercosul, Marcos de Oliveira, o acordo de exportação representa um grande reconhecimento para o Brasil, pois o mercado americano é “um dos mais exigentes do mundo”.

Segundo a companhia, na América do Norte, o motor Sigma brasileiro vai impulsionar o novo Ford Fiesta 2011, que sinaliza a entrada agressiva da marca no segmento de carros compactos na região. Com quatro cilindros e duplo comando de válvulas independente (Ti-VCT), ele é projetado para maximizar tanto a economia de combustível quanto o desempenho. A versão que vai equipar o Ford Fiesta 2011 na América do Norte desenvolve 120 cv e 147,8 Nm de torque.

O acordo representa a retomada de um negócio que durou de 1974 a 1990, quando a fábrica de Taubaté forneceu mais de 1,5 milhão de motores 2.0 e 2.3 de quatro cilindros para equipar os modelos Mustang, Ranger e Thunderbird na América do Norte.o governo dos EUA.

Do Portal G1

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