sábado, 9 de janeiro de 2010

Moradores constroem muros dentro das casas para conter enchentes

Solução foi encontrada por moradores de Osasco, na Grande SP.
Alagamentos são comuns no Jardim Rochdale.

Um muro dentro de casa. Essa foi a solução encontrada por moradores de Osasco, na Grande São Paulo para conter a força da água nas enchentes.

Veja o site do Jornal da Globo

Jardim Rochdale, nome bacana para um lugar tão castigado. A enchente já é comum em um bairro de Osasco. A preocupação com a enchente é tão grande que os moradores começaram a erguer muros. Fora não, dentro de casa.

"Tem um muro na sua casa, um muro, fiz um muro aí com um metro de altura. Se não fizer isso aí já era, eu já perdi quase tudo”, diz o segurança Raimundo Souza Feitosa.




  • A auxiliar de produção Suely da Silva mora perto do córrego há 32 anos. “Aquele elevadinho ali, aquela escadinha é por causa da água. A gente perdeu tudo aqui na minha casa, os vizinhos perderam tudo”, afirma Suely.

    Na fachada de uma casa dá para ver até que ponto a água chegou desta vez, mas segundo os moradores, nem foi o pior dia. Toda vez que chove, a história se repete e é a mesma ladainha. Os moradores ficam apreensivos e depois que a água baixa, muita lama e móveis destruídos e ao lado dos estragos, mais um perigo: os bueiros abertos.

    “Dá última vez veio até aqui mais ou menos a água. A gente ergueu o que pôde, mas a gente salvou a nossa vida”, conta a Aline Nascimento Santos.

    Todos sabem que os muros dentro de casa não são uma solução concreta para os alagamentos. "Falta limpar o rio. Afundou, limpou o rio, acabou esse problema aqui”, defende Feitosa.

    Do G1.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário