quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

O Museu de Cultura Latino-americana fecha as portas




Sem dúvida uma perda muito grande se isso for definitivo. Em contato com professor da Universidade de Pernambuco (UPE), Josevaldo Araújo de Melo, responsável pelo Museu de Cultura Latino-americana, instalado no 3º andar do Shopping Center Brasil, no Centro da cidade, ele nos afirmou que o Museu fechou suas portas desde o último dia 31 de dezembro, e corre o risco de não mais abri-las, caso não haja verba para mantê-lo. (Inclusive na porta de entrada do Museu já estampa uma placa “FECHADO”). Conforme foi posto por Josevaldo, o custo mensal da manutenção do Museu é de R$ 1.600,00, incluindo funcionário, contas de água e luz, entre outros. E este, o fator manutenção, é o que tem pesado para deixar as portas do Museu abertas.

Segundo o responsável pelo Museu, até agora ele só recebeu proposta da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Turismo e Cultura, que propõe transferir o museu do Shopping para a “Casa da Cultura” (antigo Fórum), na Rua Dantas Barreto, algo que o professor ainda está analisando, bem como estudando meios de tentar fechar convênio com a UPE.

O Museu – o gérmen da criação do museu se deu no ano de 1995, quando Josevaldo fez viagem ao Peru, e voltou encantado pela cultura daquele país. Mais adiante, anos mais tarde, viajou três vezes mais a outros países, fazendo visitas a lugares como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Cuba e Paraguai. Foi ao México para trazer peças de cultura asteca, quando aluno do curso de História, na antiga FAFIGA, atual FACETEG-UPE. Em seu regresso das viagens, recebeu várias solicitações para ministrar palestras sobre cultura do Peru e apresentar o material reunido.

Com este material, a cada início de ano na Universidade, fazia exposições para os alunos que ingressavam na faculdade, sobretudo das áreas de Geografia e História. Em seguida, lhe surgiu a ideia de colocar todo seu material num só local; ou seja, expô-lo não só para mostra aos universitários, mas, sobretudo, para o público em geral. Entretanto, no dia 28 de dezembro de 1999, em espaço alugado na Rua Dom José, contando com a cultura de pelo menos 10 países da América Sul e Central, foram abertas as portas do Museu em Garanhuns, que pouco tempo depois seria transferido para o 3º andar do Shopping Center Brasil, em nossa cidade.

Atualmente, o Museu dispõe de um acervo de cultura popular de mais de 15 países da América Latina, sendo 90% de nosso país, com enfoque para o folclore de Garanhuns, em seguida Pernambuco, nosso Nordeste, e outras Regiões. Nisso, o museu reúne mais de 2.500 peças de Arte Popular. Na verdade, este museu objetiva apresentar aspectos da cultura popular, evidenciando prioritariamente nosso país, sendo possuidor de um imenso acervo, que abrange diversas culturas, tendo peças de artesanato em madeira, cerâmica, pedra, couro, sisal, porcelana, osso, metal, lã e junco.

Para mais informações, é só entrar em contato com Josevaldo Araújo, através do fone: (87) 9988 7123.

Do Agenda Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário