quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Objeto espacial deve passar perto

Cientistas acham que suposto asteroide pode ser lixo espacial do tempo da ida à Lua


Ernesto Guido & Giovanni SosteroFoto por Ernesto Guido & Giovanni Sostero
Batizado de AL30, o asteroide foi fotografado por um observatório australiano; brasileiros não conseguirão ver o ponto brilhante no céu

Um misterioso objeto espacial vindo do espaço vai passar perto da Terra nesta quarta-feira (13). Ele não vai atingir nosso planeta, mas deixou os cientistas curiosos para saber exatamente o que ele é, explica o astrônomo Naelton Mendes de Araujo, do Planetário do Rio de Janeiro.
- O pessoal está desconfiado que é lixo espacial, talvez do programa Apollo (que levou o homem à Lua), mas não dá pra ter certeza.
Astrônomos dizem que o objeto pode ser lixo espacial ou um pequeno asteroide, pequeno demais para causar danos à Terra, mesmo que venha a colidir com ela. Ele tem de 10 m a 15 m de largura no máximo.

Segundo Araujo, o asteroide não poderá ser visto aqui no Brasil. Quem quiser vê-lo de outros locais do mundo terá de usar um telescópio com no mínimo 10 vezes de aumento ou binóculos potentes.
- Não é um espetáculo grandioso. Quem conseguir vê-lo verá apenas um ponto brilhante que vai passar pelas Constelações de Órion, Touro e Peixes. Quem é amador terá dificuldade para achá-lo no céu.
A Nasa diz que nesta quarta-feira, às 10h47 (horário de Brasília), ele vai passar a quase 129 mil quilômetros da Terra, um terço da distância da órbita da Lua. Nos Estados Unidos, ele aparecerá como um ponto brilhante o suficiente para ser visto por um bom telescópio amador.
Do R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário