sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pequena redução do consumo de sal pode evitar problemas

Pesquisa mostra que cortar meia colherzinha de chá de sal por dia pode evitar 92 mil mortes por ano nos Estados Unidos, diminuindo o número de derrames e de ataques cardíacos.


Um estudo científico divulgado nos Estados Unidos comprovou os efeitos perigosos do consumo exagerado de sal na alimentação, mas a notícia boa é que uma redução pequena nesse consumo pode evitar muitos problemas.

A culinária americana, tradicionalmente, não leva muito sal. O problema é o complemento: o petisco que acompanha o prato principal e o lanche comprado na rua.

Não é de hoje que os médicos alertam que o sal em excesso aumenta a pressão arterial e provoca doenças cardíacas, mas nunca um estudo científico tinha sido tão incisivo.

Pesquisadores americanos chegaram a uma conclusão impressionante: cortar meia colherzinha de chá de sal por dia pode evitar 92 mil mortes por ano nos Estados Unidos, diminuindo o número de derrames e de ataques cardíacos.

A cidade de Nova York está fazendo uma campanha para convencer a indústria e restaurantes a diminuírem a quantidade de sal, até mesmo o que é usado na fabricação dos doces. A meta é tirar um pouquinho de cada produto, para que o consumidor não perceba muito a mudança e, em cinco anos, chegar a uma redução de 25% do sal dos alimentos.

Uma das coordenadoras da campanha já foi diretora da Universidade de Brasília. Ela diz que o problema nos Estados Unidos é que o sal muitas vezes está escondido em produtos que a gente nem imagina.

“Muitas vezes tem mais sal em produtos doces, por exemplo um pão doce pode ter mais sal do que um saco de batatinha”.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário