quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

PERNAMBUCANO 2010 - rodadada de ontem

Santa vence o Sete de virada na estreia
De virada, o Santa Cruz iniciou com o pé direito sua caminhada no Campeonato Pernambucano. Com gols da dupla de ataque Joélson e André Leonel, o Tricolor venceu o Sete de Setembro, por 2 x 1, na noite desta quarta-feira. Lércio, ex-Santa, foi quem abriu o placar em favor do Sete, numa bela cobrança de falta. O resultado deixa a Cobra Coral entre os líderes. Mais: pelo menos momentaneamente, espanta a desconfiança da torcida e reveste o elenco de entusiasmo para a sequência da competição. Domingo, o Santa encara o Central, no Arruda.

A torcida tricolor foi surpreendida aos 27 minutos. Numa bela cobrança de falta, o meia Laércio, ex-Santa Cruz, colocou o time da casa em vantagem. A cobrança perfeita, no canto esquerdo, não deu chances ao goleiro Darci. Festa e alívio da torcida local no Gigante do Agreste, pois o Santa era melhor até o momento do gol.

Mas a resposta tricolor não demoraria. Aos 34, brilhou a estrela do garoto Joélson. Ele aproveitou boa jogada de Robinho pela esquerda e apareceu oportunista na área. De bico, deixou tudo igual no placar. Um gol de suma importância para o atacante, que só foi escalado porque a regularização do experiente Gaúcho não saiu a tempo.

De maneira geral, pode-se dizer que o primeiro tempo foi equilibrado. Chances de gol foram raras. O que prevaleceu mesmo foi a batalha no meio campo. Joélson teve uma oportunidade logo no início, mas Genílson fez a defesa. Do lado do Sete, Thiago Lima também apareceu com perigo aos 7 minutos.

Na segunda etapa, a torcida coral não demorou a sorrir. Em lance inspirado, Elvis fintou dois adversários e cruzou na área. O goleiro Genílson falhou e André Leonel chegou com precisão. Era o gol da virada tricolor. Nos 30 minutos finais, o placar permaneceu inalterado. Apesar de toda dificuldade, que já era esperada, prevaleceu a maior eficiência do Santa Cruz na hora de botar a bola pra dentro.

Sete de Setembro 1

Genílson; Israel, Nenê, Reinaldo, Nando, Vanderson, Nau, Amaral, Laércio, Diego, Thiago Lima. Técnico: Antônio Zaluar

Santa Cruz 2

Darci; Baiano, Leandro Cardoso, Luiz Eduardo, Robinho, Goiano, André Paulino, Marcelinho, Elvis, Joelson, André Leonel. Técnico: Lori Sandri

Local: Gigante do Agreste (Garanhuns)
Árbitro: Antônio André
Assistentes: Pedro Vanderley e Elan Vieira
Gols: Laércio (aos 27 do 1º T), Joélson (aos 34 do 1º T) e André Leonel (aos 14 do 2ºT

Náutico tropeça e perde para o Vera Cruz em Vitória
O sinal de alerta alvirrubro está aceso. A estreia do Náutico no Pernambucano 2010 frustrou até o menos empolgado torcedor timbu. Definitivamente, a derrota não estava nos planos. Melhor para o Vera Cruz. O gol solitário de Alcimar, no Carneirão, deixou parte da cidade de Vitória de Santo Antão em festa. Colocou o campeão da Série A-2 entre os líderes da competição. Empurrou o Náutico para a rabeira da tabela. Na próxima rodada, os alvirrubros tentarão a reabilitação diante do Salgueiro, sábado, nos Aflitos. O Vera Cruz visita o Porto, em Caruaru.

No primeiro tempo, o Náutico até chegou a balançar a rede. Mas o quase-gol de Derley aos 29 minutos foi anulado. O auxiliar assinalou impedimento. Afora esse lance, praticamente não houve nada que mereça ser descrito durante a primeira etapa no Carneirão. Talvez as cobranças de falta do meia Alcimar, que levaram algum perigo à meta de Gledson. Desencontrado, o Timbu sofreu com a falta de ritmo e entrosamento.

Uma cabeçada do zagueiro Gomes na cobrança de falta de Carlinhos Bala foi uma das raras chegadas do Náutico. Mais perigoso, o time da casa teve a melhor chance na primeira etapa. Aos 41 minutos, Rafinha entrou cara a cara com o goleiro Gledson, mas desperdiçou a boa jogada iniciada por Gideon.
   
No segundo tempo, o jogador mais perigoso da partida até então foi premiado. Alcimar tirou o zero do placar. O chute forte de fora da área não deu para Gledson. Muita festa por parte da torcida local e a irritação do técnico alvirrubro, Guilherme Macuglia. 

O gol acordou o time do Náutico. Carlinhos bala passou a procurar mais a bola e o Vera Cruz se retraiu. Naquele momento, a postura do Galo era totalmente compreensível. Com a vantagem no placar, restava aos donos da casa tentar segurar o resultado. Foi o que aconteceu. No fim, a decepção alvirrubra era a alegria de todos no Vera Cruz. 

Vera Cruz 1

Gideão; Ricardo, Joécio, Demir, Negrete, Éverton, Gideon, Misael, Rafinha, Alcimar, Cláudio. Técnico: Peu Santos

Náutico 0

Gledson; Diego Bispo, Cláudio Luiz, Gomes, Douglas Maia, Derley, Nilson, Helton, Michel, Carlinhos Bala, Fernando. Técnico: Guilherme Macuglia

Local: Carneirão
Árbitro: Nielson Nogueira
Assistentes: Luciano Cruz e Ubirajara Ferraz
Gol: Alcimar (aos 10 min do 2º T)

Ricardinho garante vitória do Sport sobre o Araripina
Não fosse um lance individual do meia Ricardinho, um dos estreantes do dia, o Sport teria tropeçado diante do novato Araripina, em plena Ilha do Retiro, na noite desta quarta-feira. Mas a estreia rubro-negra no Pernambucano 2010 foi vitoriosa. O gol de Ricardinho saiu aos 10 minutos do segundo tempo. Um chute de fora da área, que desviou na zaga adversária e matou o goleiro Danilo. Ao deixar o gramado, o camisa 10 leonino deve ter tido a certeza do quanto valeu a pena arriscar. Até aquele momento, de nada adiantava a superioridade do Sport. O gol salvador trouxe alívio ao torcedor rubro-negro.
Classificação atualizada do Pernambucano
Domingo, o Leão vai a Vitória de Santo Antão encarar o Vitória. O Araripina recebe o Ypiranga, no Sertão. Pelo menos até sábado, o Sport permanecerá entre os líderes da competição, ao lado de Salgueiro, Santa Cruz e Cabense. Sábado, o Náutico enfrenta o Salgueiro, nos Aflitos.

Apesar do bom público na Ilha do Retiro, nada de gols no primeiro tempo. O futebol apresentado pelo Sport esteve longe de empolgar o torcedor rubro-negro. Precavido, o Araripina cumpriu à risca o script traçado pelo técico Williams Rodrigues. Sem se expor ao ataque, o Bode tentou acertar a marcação e fazer o tempo correr. Deu certo. O resultado parcial de 0 x 0 deve ter agradado em cheio o time sertanejo.  

O lateral-direito Júlio César e o zagueiro César tiveram as melhores chances. O primeiro finalizou duas vezes com certo perigo, enquanto César teve talvez a melhor oportunidade numa cabeçada da risca da pequena área. A bola saiu torta, pra fora. Dos novatos no time leonino, o meia Ricardinho foi o que mais tentou aparecer. Eduardo Ramos esteve apagado, assim como Nádson. Montoya teve pouco trabalho na defesa.

O segundo tempo seria marcado pelo gol de Ricardinho. Só então, o Araripina tentou esboçar alguma ação ofensiva. Magrão fez apenas duas defesas, em duas cabeçadas. A primeira de Diego e a segunda de Edu Matos. Pouco diante do volume criado pelo Sport. Algumas chances foram realmente claras, como a do lateral-direito Júlio César, que perdeu gol feito cara a cara com o goleiro. Ao apito final do árbitro, o torcedor rubro-negro deixou a Ilha com o mínimo de satisfação.   

Sport 1

Magrão; Igor, César, Montoya, Júlio César, Zé Antônio, Eduardo Ramos, Ricardinho, Dutra, Nádson, Wilson. Técnico: Givanildo Oliveira

Araripina 0

Danilo; Zé Cláudio, Edu Matos, Filipe, Fernandes, Zaqueu, Pedro Neto, Péricles, Hiroshi, Diego, Jessuí. Técnico: Williams Rodrigues

Local: Ilha do Retiro.
Árbitro: Cláudio Mercante
Assistentes: Jossemar Diniz e Erich Bandeira
Gols: Ricardinho (aos 10 do 2ºT)
Público: 21.112
Renda: R$ 112.880,00

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário