quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Presidente do Haiti está vivo, dizem embaixadores; parte do palácio presidencial desabou

da Folha Online
Os embaixadores do Haiti no México e nos Estados Unidos informaram que o presidente René Préval está vivo, após o grande terremoto que atingiu o país e causou graves prejuízos a várias construções, incluindo o palácio presidencial, e um número ainda indefinido de vítimas.
"Tudo o que posso confirmar é que o presidente está vivo e sua esposa também", disse o embaixador no México, Robert Manuel.
O diplomata salientou que vários edifícios públicos desabaram e que o Palácio nacional sofreu danos graves. Imagens divulgadas na internet mostram que a cúpula do palácio desabou, assim como outras partes do prédio.
"A situação é muito grave", especialmente nos bairros mais populares, disse Manuel durante uma entrevista coletiva de no Ministério das Relações Exteriores do México, após conversar com o vice-chanceler mexicano, Salvador Beltrán.
O embaixador haitiano nos EUA, Raymond Alcide Joseph, disse que a primeira-dama, Elisabeth Debrosse Delatour, falou com fontes da embaixada para assegurar que estava bem, assim como o presidente. Mas o diplomata demonstrou preocupação com os efeitos do terremoto, a partir dos danos a prédios governamentais.
"Se esses prédios estão danificados, você pode imaginar o que aconteceu com todas aquelas frágeis residências ao redor de Porto príncipe, nas encostas dos morros?", perguntou.
Ele lembrou seu desânimo crescente com a construção de barracos não regulamentados nas encostas dos morros, e como ele tinha escrito um artigo há alguns anos, dizendo que isso era uma "catástrofe".
O embaixador no México disse que entrou em contato com vários funcionários em seu país, mas que ainda não existia um balanço sobre o número de vítimas.
Compartilhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário