quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Republicano vence eleição no Senado, e impõe derrota a Obama

Scott Brown vai ocupar a cadeira do democrata Ted Kennedy.
Com vitória republicana, democratas perdem 'supermaioria' no Senado.
 

O republicano Scott Brown derrotou a democrata Martha Coakley na eleição especial realizada nesta terça-feira (19) no estado de Massachusetts para substituir o senador Ted Kennedy, morto no ano passado, fazendo com que o partido do presidente Barack Obama perca o domínio no Senado.

Segundo os resultados preliminares, divulgados pela rede de televisão "CNN", Brown teve 53% dos votos, contra 46% da candidata democrata.

A derrota de Coakley significa a perda da "supermaioria" do Partido Democrata no Senado (passa de 60 cadeiras para 59, contra 41 que têm agora os republicanos), em um resultado que pode atrapalhar a aprovação da reforma do sistema de saúde promovida pelo presidente Barack Obama.

  "Supermaioria"
A "supermaioria" no Senado, que tem 100 cadeiras, significa um mínimo de 60 senadores de um partido, número que impede manobras da oposição para barrar projetos de lei.

Segundo informou a "CNN", Coakley admitiu a derrota em telefonema ao rival democrata para dar os parabéns pelo triunfo.

O independente Joseph Kennedy, que não tem parentesco com o clã Kennedy, também participou da disputa, e alcançou 1% dos votos, segundo a "CNN".

Segundo a agência Reuters, Obama também parabenizou Scott Brown e disse que espera trabalhar com o senador para vencer os "desafios econômicos".

Do G1 / (*) Com informações das agências EFE e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário