sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Terceira dimensão em TV é realidade

A terceira dimensão para TVs é a grande novidade apresentada este ano na maior feira de eletrônicos do mundo, a NAB, em Las Vegas.

Mais de 100 mil profissionais do mundo inteiro visitam a maior exposição de eletrônicos do mundo, em Las Vegas, para ver a quantas anda a cabeça dos inventores e tentar descobrir afinal como a tecnologia vai mudar nossas vidas num futuro muito próximo que, na verdade, começa agora.

Novidades, gagdets incríveis, invenções geniais. Quem diria? Uma senhora de mais de 70 anos cercada pelos fotógrafos com tratamento de celebridade.

Quando as luzes se acendem, surge no palco uma televisão enxuta e turbinada. A TV que a Toshiba lança este ano tem receptor de internet banda larga conectado a oito processadores de 3.2 gigahertz.

Assim como em equipamentos de outros fabricantes, os filmes vão chegar direto da internet, sem precisar de DVD ou coisa parecida e uma tecnologia de videoconferência, também pela internet, permite que, por exemplo, duas amigas possam conversar enquanto assistem à novela, cada uma em sua casa.

Coloque os óculos para ver o mais impressionante. TVs que chegam ao mercado ainda este ano vão transformar qualquer imagem num show em três dimensões.

É uma experiência diferente de assistir a um filme em 3D. Você não tem a sensação de que os objetos estão saltando da tela, como a gente gostaria, mas a televisão que converte 2D pra 3D dá sim uma sensação de que existe profundidade na imagem.

Atsushi Murasawa, o presidente da Toshiba, disse ao Jornal da Globo que a tecnologia que converte duas em três dimensões é um segredo.

A explicação que o vice-presidente de marketing da empresa tem autorização para dar é a velocidade do processador.

“O chip é tão poderoso que define o lugar de cada objeto e separar a imagem em duas, assim como os olhos, e cria o efeito de uma imagem tridimensional”, diz Scott Ramirez, vice-presidente de marketing da Toshiba/EUA.

Um futuro muito mais colorido, divertido e interativo vai chegar pela TV e provavelmente pra todos. O aparelho que a Samsung lança este ano tem um controle remoto que funciona como uma segunda televisão.

O controle remoto sem fio serve pra acessar tanto o conteúdo do computador e também o que acontece na televisão. Por exemplo, você pode selecionar canal, escolher o canal que você quer ver e assistir televisão ao vivo no controle remoto com som, enquanto, segundo os fabricantes, você espera assistindo um filme ou show pelo próximo programa de televisão.

Um outro aparelho parece uma lanterna, mas é um telefone celular com projetor embutido. É só colocar em cima da mesa e o filme ou o vídeo aparecem em qualquer parede. O aparelho é do tamanho de um celular comum e o som dos vídeos que você assistir saem pelos auto-falantes do telefone, como se você ouvisse uma música.

“Eu posso mexer no foco, aproximar ou afastar a imagem e selecionar algo, como se fosse um acesso normal a página”, explica o expositor.

Para os apaixonados por jogos eletrônicos, a grande notícia veio do stand da Microsoft. A empresa anunciou logo na abertura da CES, que o projeto Natal vai chegar às prateleiras das lojas em novembro deste ano.

O Natal é revolucionário: um videogame sem controles. Se você acompanha a coluna Conecte, já viu que o repórter Roberto Kovalick testou o Natal em Tóquio.

Quanto vai custar o videogame? Até agora, a Microsoft não fala em cifrões. Aliás, cifrões, todos gostam muito, mas ninguém fala o quanto fatura.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário