sábado, 16 de janeiro de 2010

Terremoto no Haiti poderia ter sido 20 vezes mais forte

O terremoto que atingiu o Haiti na terça-feira (12) foi grande e deixou um cenário de devastação impressionante, mas poderia ter sido muito maior. Além disso, a ocorrência do tremor, mais de 200 anos depois de um parecido na mesma região, pode significar o fim de um período geológico calmo.

Em entrevista ao site da revista Science, o sismologista William McCann, da consultoria Earth Scientific Consultants, em Westminster, no Colorado (EUA), disse que o tremor ocorreu apenas em parte da falha Enriquillo-Plaintain Garden, que fica ao sul do Haiti e que provocou o terremoto. Se tivesse atingido toda a falha, o terremoto poderia ter sido 20 vezes mais poderoso e atingido magnitude 7.5 na escala Richter, como o de 1770, o último grande tremor a atingir a região.

“Estávamos preocupados pois fazia 240 anos desde o último grande terremoto naquela falha”, disse McCann. “Séculos passaram e essa área estava extremamente quieta”, afirmou. Na quarta-feira, ÉPOCA mostrou que um grupo de sismologistas já havia alertado para o perigo em março de 2008.

Segundo McCann, as placas tectônicas que estão na região da ilha Hispaniola ficaram todo esse tempo acumulando energia, que foi liberada na terça-feira. E mais tremores podem ser esperados para os próximos anos. Segundo o sismologista, o terremoto de 1770 foi precedido por dois outros tremores. O primeiro se deu em 1751 e foi o mais forte, com 8 graus na escala Richter – 32 vezes mais forte que o de terça-feira. Poucos meses depois deste tremor, um outro de 7.5 também foi registrado.

De acordo o pesquisador, a região pode estar deixando o tempo calmo dos últimos 60 anos e voltando para a época problemática do século XVIII. “As pessoas deviam estar mais bem preparadas”, disse.
Confira abaixo a localização do epicentro do terremoto do Haiti, das placas tectônicas e entenda como são as falhas geológicas:
Época
16/01/2010 00:55h
Leia mais sobre:Acidentes e tragédias

Nenhum comentário:

Postar um comentário