sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Alceu Valença abre carnaval oficial de Olinda

Cantor participa da abertura do carnaval da cidade desde 2006.
Folia contará com o desfile de cerca de 700 agremiações.

Luísa Brito
Show com o cantor Alceu Valença abriu oficialmente, na noite desta quinta-feira (11), o carnaval em Olinda (PE) (Foto: Luísa Brito/G1)

O cantor Alceu Valença abriu oficialmente o carnaval de Olinda na noite desta quinta-feira (11) cantando seus grandes sucessos, muitos frevos e cirandas. A apresentação é realizada no Fortim do Queijo, no sítio histórico da cidade.

Desde 2006, o cantor faz o show que simboliza o início oficial do carnaval no município. “Alceu é o artista que mais cantou em Olinda. Tem a cara da cidade”, diz o prefeito do município Renildo Calheiros, explicando a razão de o artista sempre ser convidado para o evento.

Depois do cantor, a noite terá ainda as apresentações da Academia da Berlinda e da banda Mundo Livre S/A, que foi uma das fundadoras do Movimento Mangue-Beat, ao lado de Chico Science e Nação Zumbi.

Luísa Brito
G1
Advogado Galdino Barbosa, de 54 anos, desfila há dez anos como Fidel Castro (Foto: Luísa Brito/G1)
A cabelereira Verônica Lago, de 43 anos, e seu marido, o balconista José Santos, de 35 anos, chegaram cedo para garantir um bom lugar no show. Cerca de uma hora antes da apresentação eles já estavam sentados ao lado da grade de proteção do palco à espera do começo do evento. “Gosto muito de Alceu, sempre acompanhei sua carreira e não podia deixar de vir ao show”, disse Verônica, que trouxe a amiga de Belo Horizonte Aline Viana, de 29 anos, para conhecer o carnaval de Pernambuco. “Estou achando tudo muito bonito”, disse a turista.

Outro que compareceu à abertura do carnaval olindense foi o sósia de Fidel Castro, o advogado Galdino Barbosa, de 54 anos, que há dez anos brinca carnaval vestido como o líder cubano. “Um grande revolucionário tinha que participar dessa revolução cultural que acontece aqui nesta época do ano”, afirmou ele num portunhol difícil de entender. Nascido no interior de Pernambuco, Barbosa não fala espanhol, nem tampouco conhece Cuba. Ele contou ter ganho o apelido de Fidel por cultivar uma longa barba na época que serviu o Exército. Anos depois, decidiu aproveitar a semelhança para brincar no carnaval.

 Programação

Neste ano, a folia na cidade terá seu horário extendido. De acordo com o prefeito, os blocos que antes só desfilavam pelas ladeiras do sítio histórico durante o dia e à noite até as 22h, agora vão passar a fazer apresentações até as 2h. “As pessoas que vem passar o carnaval na cidade reclamavam que não havia programação nas ruas à noite. Agora, eles poderão se divertir mais tempo”, explicou Calheiros.

Durante o carnaval, cerca de 700 agremiações desfilarão pelas ladeiras, entre blocos, troças, afoxés, maracatus e bonecos gigantes. Além disso, 216 orquestras de frevo itinerantes ficarão tocando das 10h às 22h para animar oito ruas da cidade: Prudente de Morais, Bonfim, São Bento, 27 de Janeiro, Bernardo Vieira de Melo, Amparo, 13 de Maio e Avenida Liberdade.

Olinda contará ainda com 13 polos de animação distribuídos pelo sítio histórico e em bairros do município. Quem quiser assitir apresentações de maracatu, por exemplo, poderá ir ao polo específico no Mercado Eufrásio Barbosa, no bairro do Varadouro. Os amantes de samba devem se reunir no pólo do Alto da Sé. As crianças poderão brincar com tranquilidade e curtir o carnaval no pólo montado na Praça do Carmo, que, além de música, terá oficinas de máscaras, percussão e reciclagem.


 Leia mais notícias de Carnaval

Do G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário