segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Países do G7 vão anular dívida do Haiti, diz ministro do Canadá

Clube de Paris já havia anunciado cancelamento dos débitos; membros do G7 pediram que FMI e Bird também perdoem dívidas

Do pe360graus.com
Os países do G7 vão anular a dívida do Haiti, país devastado pelo terremoto de 12 de janeiro, declarou neste sábado (6) o ministro das Finanças do Canadá, Jim Flaherty, depois de uma reunião entre os ministros das maiores economias do mundo, realizada no Canadá.

A dívida do Haiti com este grupo de países - Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália, e Japão – já era relativamente baixa. Em junho, o Clube de Paris, que reúne os principais países credores, incluindo os do G7, já havia declarado que anilaria a dívida do país caribenho com seus membros, de cerca de US$ 214 milhões.

A dívida externa total do Haiti chega a US$ 800 milhões, 41% deles junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e 27% junto ao Banco Mundial (Bird). Por isso, os membros do G7 pediram que essas instituições também cancelem a dívida do país.

"A dívida com instituições multilaterais deveria ser perdoada e vamos trabalhar com essas instituições e outros sócios para que isso aconteça o mais rápido possível”, disse Flaherty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário