sexta-feira, 9 de abril de 2010

Garanhuns "IN FOCO"

"A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar"." Martín Luther

Fundarpe anuncia nesta sexta (09)  contemplados na 1ª fase do Funcultura

Liberdade de Imprensa, por Karl Marx

Acabamos de ler o livro “Liberdade de Imprensa”, reunião de ensaios assinados por Karl Marx (1818-1883). Muitos só conhecem o Marx filósofo, cientista político, economista alemão. Poucos se detiveram nos escritos do autor de “O Capital”, sobre o que pensava ele na perspectiva da relação imprensa/Estado. “Liberdade de Imprensa” é um livro que nos provoca, vê-se um excelente traçado que Karl faz sobre as amarras da imprensa durante o século XIX. Abaixo, transcreveremos um trecho da obra e deixamos a indicação de leitura:

Eu, de minha parte, asseguro-lhes, cavalheiros, eu prefiro acompanhar os grandes acontecimentos mundiais, analisar o rumo da História, a pelejar com ídolos locais, com policiais, com tribunais. Não importa o quanto esses cavalheiros podem se considerar grandes em suas próprias imaginações, eles não são nada, absolutamente nada nas titânicas lutas dos dias de hoje. Considero um verdadeiro sacrifício quando decidimos medir forças com estes oponentes. Mas, de uma vez por todas, é o dever da imprensa tomar a palavra em favor dos oprimidos à sua volta” (Karl Marx; In Liberdade de Imprensa)

SESC lançaDo Agenda Garanhuns "Conheça Garanhuns o Ano Inteiro"


Na próxima terça-feira, dia 13, o SESC Garanhuns estará lançando o projeto “Conheça Garanhuns o Ano Inteiro”. O projeto é promovido pelo departamento de Atividade Turismo Social, que tem Graça Barros como Supervisora do setor.

O lançamento do projeto será no Salão Jaime Pincho, na própria Unidade Executiva do SESC Garanhuns, a partir das 19h30.

Com o “Conheça Garanhuns o Ano Inteiro”, o SESC pretende executar um de seus mais ricos e ambiciosos projetos, que busca promover, no ínterim de nossa cidade, uma mostra do que há de mais salutar em termos turísticos, isso com calendário próprio.
Do Agenda Garanhuns 

Garanhuns está no site do Ministério da Cultura


Arapiraca (AL), São Francisco do Conde (BA), Currais Novos (RN), Garanhuns (PE), Campo Grande e Macapá são as próximas cidades que receberão as oficinas do Programa de Capacitação em Projetos Culturais. Oferecida gratuitamente, a iniciativa objetiva capacitar, de forma continuada, agentes culturais dos setores público e privado.
A realização é do Ministério da Cultura, por meio das Secretarias de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC) e de Políticas Culturais (SPC/MinC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Itaú Cultural (IC). A intenção é qualificar a demanda no setor cultural e difundir conteúdos, práticas e abordagens que ofereçam base para a elaboração de projetos culturais alinhados às políticas públicas e à parcerias e apoios diversificados.
O Programa consta de três etapas: curso de nivelamento à distância, de livre acesso e destinado a apresentar conceitos básicos do campo da cultura; oficina presencial - com 80 vagas destinadas aos selecionados na primeira fase -, que ocorrerá em 36 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além dos estados de Santa Catarina e Espírito Santo; e módulos avançados para o aprofundamento de conteúdos, para os aprovados na segunda etapa.
A coordenação pedagógica e executiva, bem como o desenvolvimento dos conteúdos e das oficinas, está a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). (http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/08/programa-de-capacitacao-em-projetos-culturais-2/)
.
Agora comigo: Vale ressaltar que em Pernambuco somente Garanhuns foi contemplada para receber esta capacitação. As inscrições estão abertas no site da Fundação Getulio Vargas.
http://www5.fgv.br/fgvonline/minc/cursos.asp
Do Blog de Ronal Cesar

AB Cultural nesta sexta-feira

A TV Asa Branca realizará o projeto AB Cultural nesta sexta-feira em Garanhuns, com apresentação de peça de teatro no Centro Cultural e shows na Esplanada Cultural Guadalajara. Confiram a programação.
.
AB Cultural 2010

Local: Teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante Horário: 19h30
Espetáculo: Entre amores, flores e frustrações
Cia. de Teatro Nós de Gato do SESC Garanhuns
Direção de Marcus Rodrigues

SHOWS
Local: Esplanada Guadalajara (Palco do TEATRO/SESC) Horário: 20h30
Alexandre Revoredo (Garanhuns)
Cia. do Choro (Caruaru)
Orquestra Canto e Encanto (Caruaru)
Do Blog de Ronaldo Cesar 

FALAÊ - Claudio fala com Antonio Vilela

No último sábado este Blog lançou uma nova ideia: o FALAÊ! Uma entrevista do escritor Claudio Gonçalves de Lima com artistas de Garanhuns. Pra começar, e até por conta da Semana Santa, Cláudio esteve conversando com Gerson Lima, num bate-papo que vale ser conferido novamente. Como foi há quase uma semana atrás, o post já está láááááááá´embaixo, se é que já não está na outra página. Mas tudo bem, se você quiser ficar sabendo das novidades do Espetáculo "Jesus Alegria dos Homens", a repercussão dos 20 anos da ASTEJAH e uma polêmica em que Gerson fala da possibilidade deslocar o espetáculo para outro lugar, então vale a pena procurar. Mas você pode também ir em "procurar neste blog" e digitar qualquer palavra ou frase e a gente traz pra você na primeira página.
Neste sábado a entrevista de Claudio é com o professor Antonio Vilela que escreveu um livro sobre o cangaço e Lampião. Já estamos editando o bate-papo dos dois e está muito interessante. Conversa de gente que gosta de história e histórias. Claudio escreveu sobre a hecatombe e Vilela sobre Lampião. Ô povim pra gostar de bagaceira! Né não!?!?! Vixe!
Do Blog de Ronaldo Cesar


Então sábado você tem um encontro marcado comigo, Claudio e Vilela. Avisa por aí! Na foto: O escritor e professor Antonio Vilela ao lado de Gonzaga de Garanhuns.
.
Pra ficar o gostim, olha só o comecim!
No dia 31 de março, o Blog do Ronaldo César esteve presente na residência do pesquisador e escritor Antônio Vilela de Souza, autor do comentado livro “O Incrível Mundo do Cangaço”. Fomos recebidos pelo escritor que nos deu a oportunidade de viajar pela história, através de um impressionante arquivo fotográfico dos personagens das volantes e dos grupos de cangaceiros.
.
Agora comigo: Esse trabalho de Claudio, de entrevistar nossos artistas, vai marcar um novo tempo nos blogs da nossa cidade, e por consequencia na comunicação garanhuense.
Do Blog de Ronaldo Cesar

COMEMORAÇÃO NA PREFEITURA

Toda mídia de Garanhuns noticiou a contratação do jornalista Fernando Rodolfo pela TV Jornal de Caruaru. O radialista Marcos Cardoso, em sua coluna na próxima edição do Correio Sete Colinas, também registra o fato, mas dá uma apimentada. Observa que "na Prefeitura do Município estão soltando rojões por conta da saída do profissional para outra cidade". Ele se refere ao fato de que Rodolfo era o maior crítico do prefeito Luiz Carlos nos meios de comunicação local. Com o fim do Jornal da Sete 2ª Edição, na FM Sete Colinas, o governante garanhuense vai poder dar uma respirada e quem sabe até dormirá melhor.
Do Blog de Roberto Almeida

Fortes chuvas, pessoas desabrigadas em Garanhuns


   Não estamos no Rio de Janeiro, mas também sofremos pela falta de preparo quanto as ações da natureza Na forte chuva que caiu durante a tarde desta quinta feira, várias ruas de Garanhuns voltaram a ficar danificadas, algumas simplismente intransitáveis, com isto estaremos entrevistando nesta sexta o secretário de obras João Ricardo que estará anunciando novas ações e desta vez algo foi mais sério, em alguns pontos da cidade pessoas tiveram que abandonar suas casas com o risco de desabamento, isto simplismente é lamentável. Uma caminhonete afundou em um buraco na AV. Santa Rosa. O condutor Samuel Barbosa foi levado para o hospital Dom Moura mas já foi liberado.
Do Blog de Eduardo Peixoto

Lula adverte: “Não farão com o Irã o que fizeram com o Iraque”

“Não podem é fazer com o Irã o que fizeram com o Iraque. O Brasil não abrirá mão de defender a reforma da ONU para que essas coisas sejam discutidas com seriedade. Eles pensam que eu sou duro? Então veja quando a Dilminha chegar lá. Aí sim vocês vão ver o que é falar duro”. Foi nestes termos que o presidente Luis Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quinta-feira a participação do Brasil em negociações com o Irã. Lula criticou os países que se opõem ao diálogo e disse que vai se reunir com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, independentemente das manifestações de oposição da comunidade internacional, principalmente dos Estados Unidos.
O presidente discursou durante cerimônia de Leia mais em http://www.panoramagaranhuns.com.br/


Festival de Música e Arte Vai Acontecer Ainda Este Mês


O evento vai acontecer na Esplanada Cultural Guadalajara, nos dia 23 e 24 de abril do corrente ano. Grandes atrações subirão ao palco:
Sexta-feira: Gilberto e Banda, L100 e Jota Quest.
Sábado: Alexandre Revoredo, Valvulados, Anjos Dourados e Fábio Jr.
Além de boa música, no espaço do evento, o público vai poder conferir a feira de artesanato e se deliciar na praça de alimentação.
O FEMUARTE mudou o formato este ano: não haverá a participação dos artistas que concorriam a premiações, porém a produção do evento informa que no próximo ano voltarão às inscrições normalmente.
A expectativa de público para os organizadores é de 80 mil pessoas nos dois dias do evento.
O Dep. Izaías Régis afirma que “a realização do Festival de Música e Arte é uma vontade da população de Garanhuns. Não poderia deixar de buscar incentivos para realizá-lo. O comércio local, a rede hoteleira, os restaurantes, o comércio informal só têm a ganhar com a realização deste evento e de outros que acontecem durante todo o ano aqui em nossa cidade. Darei total apoio nos eventos culturais do Município, pois acredito no potencial turístico de Garanhuns”.
Renata Amaral
Do Panorama Garanhuns

Nenhum comentário:

Postar um comentário