quarta-feira, 26 de maio de 2010

COLUNA DO Carlos Magano

Lula e o seu jeito de malandro brasileiro conquistam acordo no Irã
Para alguns analistas americanos o Lula errou em firmar um acordo com um país que não gosta de cumprir o que promete. Já para os iranianos o acordo foi um avanço após anos de frustrações. Também discordam muitos especialistas em políticas internacionais com as decisões do referido acordo, que prevê a troca de combustível nuclear envolvendo Irã, Turquia e Brasil.
O que se vê depois dessa conquista do Lula, são diversas manifestações vindas das pseudos  especialistas em negociações internacionais focando pontos vulneráveis, e  muito pouco ou quase nenhum desses, favoráveis. Agora perguntamos o porquê da não anunciação prévia por eles dessas supostas depreciações desse acordo entre os dois países? Certamente essa reação veio porque  pensavam que o Lula sairia de lá sem a expressividade, a qual o mundo quase todo aplaudiu, e depois dessa ascensão do estadista brasileiro em todos os continentes do globo, a inveja deve ter  atacado o “brio” dos considerados modelados  para tal feito a exemplo do rotulado FHC. Que, com diploma e tudo, se comparado ao Lula, internacionalmente não é ninguém?      
Quantos aqueles que vivem a criticar Lula aqui no Brasil, estes deveriam se orgulhar de nosso presidente ter coragem de ir lá fora e junto às grandes potências e intervir em um assunto que poderia gerar-se num conflito mundial. Sabem por que lula faz isso? Porque se mune da grandiosidade do país que representa; chega lá fora dizendo no seu íntimo, eu sou presidente do Brasil uma das maiores potencias do mundo, porque realmente somos o que falta é o rendimento e reconhecimento internacional. Isto é: Lula acredita no Brasil muito mais do que milhões de brasileiros, e o que falta, é procurarmos ser grandes e não percorrer pelos caminhos das facilidades alicerçadas de anomalias a exemplo da corrupção, destituindo as sãs qualidades do seu caráter.   
É claro que os países desenvolvidos, querem que os em desenvolvimento continuem peados e nem pensem em tecnologia, continuem atrasados para que assim eles ditem regras. Como o Lula já sabe muito bem disso, chegou lá de mansinho, com aquele jeito brasileiro e... – Ou Ahmadinejade bicho!  Vamos mandar pra você, energia da CELPE, água da COMPESA, Pinga Nordestina, umas meninas lá de Maria Gorda e tu vai esquecer esse negócio de briga, porque lá em Garanhuns, na minha terra, antigamente assassinaram tanta gente e os crimes ainda não foram descobertos e ficou provado que violência não dá certo.   Serei capaz de mandar rebocar o planeta Urânio e trazer aqui pra você meu amigo!  Em cima, uma voz grita: Presidente o nome do planeta é Urano! E Lula:  Tá vendo Ahmadinejade, já estão querendo fazer uma confusão por causa de um (i). É, Lula é isso ai!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário