quarta-feira, 5 de maio de 2010

+ Notícias de Garanhuns e Região

Gravação mostra suposta conversa sobre desvio de recursos em Garanhuns
Ex-secretário confessou caso ao Ministério Público em troca de benefício

Após oito meses, o caso sobre o pagamento de R$ 18 mil feito pela Prefeitura de Garanhuns à empresa Construlins Construtora Ltda, ganha mais um capítulo.  Um arquivo de áudio, entregue à TV Asa Branca, mostra uma suposta conversa entre Wellington Xavier, secretário de Administração do município, e Walfrido Júnior, proprietário da construtora que supostamente teria executado a obra.
Na gravação, Walfrido pede a Wellington uma garantia de que o prefeito não vai ‘deixá-lo na mão’. O secretário diz que o prefeito vai colocar um advogado para defender o dono da construtora e os demais envolvidos no esquema de emissão de notas frias.
O secretário Wellington Xavier ainda alerta o empresário para que ele não abra a boca e não ceda às pressões da imprensa.

Relembre o caso:




O plano
Ainda de acordo com a gravação, o secretário explica que o plano é colocar a culpa em algum servidor e fraudar provas na prefeitura para justificar a devolução do dinheiro pela construtora. Assim, livraria a filha do prefeito, a quem o construtor entregou o dinheiro. O secretário diz que vai fazer uma simulação: dar o valor da obra para que Walfrido devolva à prefeitura e assim, dar uma satisfação à população.
E foi o que aconteceu. No dia 9 de setembro, a Construlins divulgou uma nota à imprensa, assumindo a irregularidade e devolvendo o dinheiro.
Pela gravação, Walfrido fala que tem medo de o Ministério Público de Pernambuco pedir o talão de notas da construtora, já que várias notas frias foram emitidas para a Prefeitura de Garanhuns.
Em imagens divulgadas para a TV Asa Branca, Walfrido vai até a casa do ex-secretário de obras, Eusébio Barbosa e pergunta se os dois vão assumir a culpa sozinhos, se o dinheiro ficou com a filha do prefeito.
Confissão
O ex-secretário contou tudo ao Ministério Público para ter direito ao benefício da Delação Premiada, ou seja, ter a pena atenuada se vier a ser condenado por ter assinado um documento atestando o pagamento de uma obra que não foi feita. Ele declarou também que teve que assinar um pedido de demissão que ele não pediu e assumir a culpa.
 O Prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos Oliveira, foi procurado na sede da prefeitura em em casa, mas não foi encontrado.
 Nota oficial
O Ministério Público emitiu uma nota oficial. O promotor de justiça Alexandre Bezerra, confirma que se processa uma ação de improbidade administrativa, onde se atribui a agentes políticos, servidores, ex-servidores e particulares, responsabilidade no desvio de recursos públicos de Garanhuns, liberados para a reforma da ponte do Sítio Baraúna.
Do Portal +AB

Prefeitura divulga Nota Oficial
Com uma nota curta e direta enviada para os meios de comunicação sobre as denúncias veiculadas na noite desta terça-feira em jornais de televisão, o prefeito Luiz Carlos afirmou já existir um processo que investiga aquela irregularidade noticiada, se colocando ao final à disposição do Poder Judiciário. Trancrevemos:
.
PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS

Gabinete do Prefeito

= NOTA OFICIAL =
 
Em virtude de reportagens veiculadas na Imprensa, quanto ao caso da Ponte do Rio Baraúnas, neste Município, a Prefeitura Municipal de Garanhuns comunica que já existe Processo para apurar o assunto tramitando no Poder Judiciário desde o ano de 2009 e que todas as providências de cunho administrativo já foram adotadas por esta Administração Municipal para apurar os fatos, estando a Municipalidade, a disposição do Poder Judiciário para adotar quaisquer providências que se fizerem necessárias.

Garanhuns-PE, 4 de maio de 2010.

LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Prefeito do Município de Garanhuns
.Do Blog do Ronaldo Cesar

Nenhum comentário:

Postar um comentário