terça-feira, 6 de julho de 2010

DESRESPEITO AO CIDAD/AO/CONSUMIDOR

Líno Blog do companheiro Alexandre Marinho, uma "matéria" enfatizando o "abuso contra os consumidores" praticados por uma farmácia aqui em Garanhuns" - o que para mim não é novidade, pois tenho "padecido" do mesmo "desrespito", e não tenho dúvidas, é "praxe" com outros consumidores.

Confiram a "Matéria" postada pelo Alexandre, abaixo.

AS FARMÁCIAS E O DESRESPEITO AO CIDADÃO


Com essa postagem quero expressar a minha indignação pela maneira como fui tratado na Farmácia Droga Rápida, da Av. Rui Barbosa (próxima do Cine Eldorado), hoje, dia 05/07.

E se estou dedicando um post a este assunto, imaginem o tamanho da indignação.

Pois bem, ao chegar à mencionada farmácia, pedi à atendente o medicamento CEFALEXINA. Percebi que ela me trouxe um medicamento não genérico. Eu perguntei se ela não teria o genérico, ao que ela respondeu que sim e me trouxe o solicitado, me passando o preço de R$ 28,00.

Pedi um desconto. Ela me disse que com desconto ficaria em torno dos R$ 25,00. Disse a ela que achei o medicamento caro. Ela chamou a gerente e esta baixou o preço para algo em torno de R$ 22,50.

Paguei o valor e fui embora. No caminho de casa, lembrei-me de comprar Sorine para minha filha. Parei então na Droga Vivo da Sto Antônio, próxima da Padaria Suiça. Lá, resolvi perguntar o preço da Cefalexina, ao que o atendente me deu o preço de R$ 17,70 (do mesmo laboratório que eu havia comprado).

Em resumo:

- Droga Rápida (na primeira vez que perguntei o preço = R$ 28,00)
- Droga Vivo (na primeira vez que perguntei o preço = R$ 17,70)

Diferença de mais de 60%.

E o pior não é isso! O pior é você perceber que a estratégia utilizada pelos atendentes não prioriza o vender-orientando-o-consumidor, como deveria, mas sim o testar o seu bolso.

Passam o preço mais alto e vão baixando, baixando... até "cobrir qualquer oferta", conforme percebi que está estampado na fachada da Farmácia. Isso só nos lembra os vendedores de rede que aparecem na praia em época de veraneio.

Fiquei tão indignado que voltei à Droga Vivo, e exigi da gerente o direito de devolver o medicamento e ter meu dinheiro de volta, mesmo sob os apelos de uma vendedora de que faria o mesmo preço da concorrente. Ora, se era possível vender pelos R$ 17,70 porque esse preço não foi informado antes? Peguei meu dinheiro e fui comprar na concorrente. Até porque esta não é a primeira vez que isso ocorre. É claro que aqui não se trata apenas de questão de valor, mas principalmente pelo fato de você se sentir enganado, lesado, traído, palhaço.

Pra finalizar, quero dizer 4 coisas:

Primeiro: não conheço os donos nem de uma farmácia e nem de outra, de modo que não estou aqui fazendo propaganda pra quem quer que seja, mas tão somente expondo minha indignação para com o que considero UM ABSURDO DESRESPEITO AO CIDADÃO CONSUMIDOR. Até porque é possível que alguém também tenha reclamações contra esta Droga Vivo. O que sei é que ainda que esta estratégia seja legal (a de sondar o poder de compra do consumidor), não tenho dúvida de que é antiética, injusta e desrespeitosa.

Segundo: Se é verdade que esses abusos (pelo que me parece), têm sido uma constante em nossa cidade, não seria o caso de o Ministério Público, a Câmara de Vereadores e demais autoridades tomarem as devidas providências, tendo em vista o cumprimento das leis de proteção ao consumidor? Porque sei que existe uma série de procedimentos que as farmácias devem seguir, relacionadas a venda de genéricos.

Terceiro: Colegas blogueiros, comprar esta briga é prestar um grande serviço à população de nossa cidade, porque os absurdos cometidos têm sido constantes.

Quarto: Colegas leitores: isso é apenas um pequeno exemplo, mas que demonstra a necessidade de pesquisarmos SEMPRE, antes de comprarmos qualquer medicamento.

É o apelo que faço! Ou teremos que continuar convivendo passivamente com esse tipo de abuso?

* Eu nem preciso dizer, mas caso a empresa citada se sinta prejudicada, será concedido direito de resposta.

Extraído do Blog de Alexandre Marinho

4 comentários:

  1. Caro amigo com certeza estamos sendo lesados e o blogue é para divulgar-mos estes exploradores milionários que crecem cada vez mais nos lesando, vivemos um dia dia de trabalho pesado, pagamos nossos impostos corretamente, só temos mais é que mostrar a população estas empresas sacanas, um forte abraço e parabens em ter divulgado esta matéria.

    ResponderExcluir
  2. Concordo convosco. E Alexandre fez muito bem em fazer esta postagem. Tomara que outros blogueiros a divulguem também

    ResponderExcluir
  3. Ja aconteceu algo parecido comigo o kit para tratamento da bactéria HPylori custava R$ 132,00 em uma farmacia e na outra R$ 128,00, ele foram baixando, baixando e chegou ao preço de R$ 63,00, fica a pergunta como um medicamento que custa R$ 132,00 no preço inicial pode chegar a este valor ( ou são bonzinho demais ou o preço inicial é super faturado)

    ResponderExcluir
  4. São os "disparates" dos "servidores do povo".

    ResponderExcluir