sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Garanhuns: Balcão de compra de votos (CARLOS MAGANO)

LÍNGUA SOLTA - (Carlos Magano) Ainda que justifique, eu não me conformo com esse comportamento que sempre vem acontecendo na política de Garanhuns, - isso em todas as eleições-, no que se refere aos sufrágios dirimidos aos nossos representantes ao legislativo estadual e federal, e conferidos a nomes que jamais fizeram parte do nosso quadro. Mesmo com todo esse descaso por parte dessa gente, de certa forma vê-se hoje por aqui  -através dos resultados das últimas eleições-, aos pouco  uma pequena mudança acontecer quando do aumento de votos direcionados para o único eleito nosso, assim como a significante votação que obtiveram os demais representantes da terra.
Logo após as eleições, - acho que isso acontece em todo mundo -, costuma-se juntar-se grupos de pessoas consideradas analistas políticos populares a comentarem com diversificação de pensamentos os resultados, e aí aparecem sempre aqueles que se moldam como mais experientes; outros tentam provar a confirmação dos seus prognósticos; já outros justificam o porquê do ter dado certo ou errado etc.,  e seguem aquelas rodas de amigos mantendo esse “estágio cultural” pós-eleições.
                Esse ano, em algumas dessas reuniões informais, eu tive a oportunidade de estar presente e perceber que o eleitor garanhuense foi bem reverenciado por na sua maioria preferir  os nossos candidatos. Entretanto, não faltaram críticas com relação aos 231 candidatos de fora, que daqui também levaram os votos. Também não ficaram de fora das críticas os políticos locais que apoiaram esses forasteiros, e estes senhores  nada mais expressam nesses comentários do que pessoas venais ou traíras do nosso município. Como se diz no popular, “baixaram a lenha” nesses políticos e no Zé-povinho que vende o voto.
                Realmente esse vil comportamento por uma parte do povo, é nocivo para Garanhuns. Poderíamos, - isso se o povo se unisse nesse ideal -, ter hoje mais um estadual e um federal nos representando.
                Esse indecoroso comportamento dessa fração destoante da nossa população só pode ser justificado através do analfabetismo político, e conseqüentemente, não lhe ser facultado o discernimento da real importância do voto. Essa percepção,  com certeza passa por longe dessa camada. Até quando tudo isso assim será? Bem,...no meio dessas reuniões já prognosticaram assim: Até quando o desemprego reinar por aqui! Aí eu também pergunto: Mas como teremos desenvolvimento para gerar o tão sonhado emprego com esse povo quitando o débito de falta de vergonha com o voto? 
As chuvas dos últimos dias causaram prejuízos, transtornos e lágrimas em muitas pessoas nas cidades da nossa região, dentre elas, parece que a situação mais calamitosa aconteceu no município de Correntes, onde várias famílias perderam as suas casas e tudo quanto tinham.
 As atribuições a estas ações causadas por temporais são destinadas a muitos fatores, inclusive movem-se a culpa para a própria população que constrói moradias em áreas denominadas de risco, o que não deixa de ser verdade, porém essa realidade é decorrente da falta das condições financeiras desse povo, que o próprio sistema culpa.
 É muito fácil atribuir essa irresponsabilidade a esse povo como vem fazendo os nossos órgãos governantes, os quais não cumprem, – Apesar de certas imperfeições–, o que reza na carta magna do nosso país, para assim fazer valer um panorâmico, no qual o exercício da cidadania seja praticado. Vemos isso em quase todos os segmentos onde o caos aparece. O sistema cria o criminoso, para puni-lo com as suas leis, do contrário não existiria essa indústria judicial onde por seu intermédio o dinheiro rola em abundância. Para se perceber isso, basta ver os altos salários dos magistrados, a mordomia lhes conferidas e demais regalias vivenciadas, e apesar de todas estas vantagens, na sua postura executora, existir certa inoperância. Num caso como o desta catástrofe com essas chuvas que vitimou várias pessoas do nosso agreste, se realmente o puder da justiça não fosse de certa forma tolhido, o governo teria que indenizar todas estas pessoas que ele próprio colocou nessa situação e não chegar com essa esmola humilhante para aqueles que já vivem dentro da humilhação. Como bem dizia a canção de Luiz Gonzaga, -“Seu Doutor uma esmola para o homem que é são, ou lhe mata de vergonha, ou vivia o cidadão”-, vocês amigos, precisavam estar perto assim como esteve a nossa equipe, para ver quando do recebimento de um cesta básica, de um cobertor ou colchão, o desengano, a humilhação e a tristeza estampada nos rostos de quem recebe essas esmolas, como quem assim se auto define: Nada sou nesse país! Sou a vergonha dessa nação!  Sou um miserável esmolado, e é justamente essa condição de vida que o nosso governo os propiciou. 
 Se falta moradia, o governo que dê um jeito através dos altos valores captados dos altos impostos cobrados, e construa casas, e que assim se proceda com a saúde, educação etc. Agora, culpar o povo por construir em áreas de risco, é brincadeira! Também, por enquanto no momento não vimos essas instituições que também vivem tirando dinheiro do povo, que são as igrejas, se manifestar em campanha. O que vemos são padres, pastores e demais religiosos em casas e carros bons, fanado em nome de Deus com mesa farta e barriga cheia. Desse jeito é muito fácil a crença. Eu, na minha mais simples expressão humana, ainda digo com certeza que aqui não temos governo, e que Deus ainda está muito longe da ignorância desse povo.

3 comentários:

  1. ESTAMOS COM VC ,AINDA BEM QUE TEREMOS NO PROXIMO PLEITO,UM MULHER QUE DEFENDE NOSSOS IDEAIS ( TANIA MOURA )COM APOIO DO SEU IRMÃO E POETA ..PETRUCIO AMORIM

    ResponderExcluir
  2. COMVERSANDO RECENTEMENTE COM O POETA PETRUCIO AMORIM,DESCOBRIMOS QUE O MESMO ESTAR SE PREPARANDO PARA LANÇAR A CANDIDATURA DE SUA IRMÃ TANIA MOURA Á VEREADORA,PARABÉNS GARANHUNS

    ResponderExcluir
  3. PARABENS CARLOS MAGANO POR DAR ESTA NOTICIA EM PRIMEIRA MÃO,DE POETA PARA POETA

    ResponderExcluir