sábado, 9 de outubro de 2010

Interatividade: De Paulo Camelo via e-mail

SERRA  VERSUS DILMA, UMA DISPUTA  SOCIAL-DEMOCRATA.
Sempre que a imprensa burguesa, brasileira, noticia as eleições em outros países, a exceção dos Estados Unidos,  há sempre indicação sobre os partidos de direita, de centro, de centro esquerda, de esquerda, etc. A discussão do tema em Tela é muito ampla, fugindo de avaliações simplistas. Milito na esquerda desde adolescente, precisamente a partir de 1967, quando em 1969, enviamos nosso representante, de Garanhuns, para o Congresso da UBES. Na época José Serra participava da organização de esquerda denominada de AP (Ação Popular), chegando a ser Presidente da UNE. Posteriormente foi exilado político. Sendo assim, o José Serra é muito mais, mas muito mais, mesmo, esquerdista do que várias pessoas que militam no PT e seus simpatizantes. Alguns políticos e professores afirmam indevidamente que ex-candidata a Presidente, Marina,  desenvolveu uma trajetória de favorecimento e fortalecimento da direita em nosso país. Porém tal afirmativa é de inverdade tamanha que não contribui com a politização da população. Senão vejamos: O PT na época da sua fundação era um Partido Operário Independente (POI). Com as mudanças passou para um Partido Operário Burguês. No poder, o PT se transformou num Partido Social Democrata. Nós marxistas, leninistas e trotiquistas, saímos do PT porque a dialética nos ensinava que o PT no poder se transformaria num partido social-democrata. Portanto, Paulo Camelo saiu do PT antes de Lula ser eleito presidente pela primeira vez. Hoje, o PT é um partido da ordem burguesa, aliado do imperialismo norte-americano e contrário a revolução socialista brasileira. O que resta do PT de outrora intransigente da ordem burguesa? Nada. Assim, chegamos no Brasil a uma situação semelhante ao que ocorre na Inglaterra, onde lá há uma disputa acirrada pelo poder, entre os trabalhistas ora liderados pelo social-democrata Tony Blair e os conservadores da ex-ministra Margareth. Aqui no Brasil há algo semelhante, onde dois partidos sociais-democratas, PT e PSDB, disputam a hegemonia política. A diferença é que o PT tem intervenção no movimento popular, apesar de ter arrefecido, enquanto que o PSDB não tem ingerência no movimento popular. O PT sempre pregou a transformação social, mas o PT no poder não transformou nada, não reestatizou, apenas deu continuidade ao governo FHC e foi um bom aliado do governo Bush.

Nosso adendo: apesar de ser admirador da "postura" política do nobre amigo Paulo, sob a minha ótica, considerado um tanto "euivocados" alguns pontos do texto acima. Todavia, respeito seu "ponto de vista".

7 comentários:

  1. É certo que PT e PSDB são hoje, partidos com as mesmas práticas neoliberais. José Serra pode ser de esquerda, mais do que muitos “petistas“, principalmente, aqueles que entraram buscando ficar do lado do poder. Agora, o que se coloca no momento são os dois candidatos e o leque de alianças, considerando o nível de influência de cada partido. Não podemos comparar o PSB ao DEM, por exemplo. O PMDB fica em qualquer governo. Portanto, não anulo meu voto e vejo uma pequena diferença de progresso em favor do projeto atual. Voltar para as mãos do PSDB/DEM seria um retrocesso que terminaria se agravando a relação social do povo brasileiro. Hoje, não me prendo mais a dogmas partidários, pois já contabilizo minhas decepções por conta disso.

    ResponderExcluir
  2. Paulo tá colando e copiando este texto e postando em todos os blogs, inclusive no meu.Um discurso anacrônico que nem mesmo o companheiro de Partido concorda.

    ResponderExcluir
  3. Lamaento profundamente, que nosso amigo Paulo esteja "enveredando" por tal "caminho". Todavia, entendo que, deve está ainda angustiado, com o resultado nas urnas quanto a sua candidatura. Já passei por algo semelhante quanto a enfrentar os rolos compressores dos "sistemas". Acredito, que deve "rever" seu posicionamente. Os eleitords dele - sou um deles - não ficariam nada contentes, em ele "aliando-se" ao retrocesso político.

    ResponderExcluir
  4. PAULO CAMELO, COMENTA: Caro conterrâneo Dedé, Se possível favor publicar o texto por inteiro para melhor compreensão dos internautas. No texto por mim escrito, opino que PT e PSDB são partidos iguais e usando o termo por você usado, ambos representam o retrocesso político. Observe que o Lula com cerca de 80% de aceitação já fez discurso tentando detonar a imprensa e a oposição. Esse comportamento representa um retrocesso político. Posso lhe dizer que Dilma e Serra são tão iguais, os quais, eleito um deles, vai dar continuidade ao governo Lula, assim como Lula deu continuidade ao governo FHC. É o nosso dever como cidadão e político afirmar e provar que ambos são iguais, porque desta forma estamos contribuindo com a democracia e com a politização da população. Não adianta afirmar que Serra é de direita e "alizar" o PT. Tanto o PT como o PSDB, ambos são contra a "Revolução Socialista Brasileira" e são aliados do imperialismo internacional. Se essa verdade incomoda, aí é outra coisa.

    ResponderExcluir
  5. Postarei os comentários - desde que devidamente assinados. Isso não quer dizer que, assino embaixo o ponto de vista do comentarista.

    ResponderExcluir
  6. Acredito que Paulo é um alienígena, que passou os últimos 8 anos em outra dimensão, pois não encontro outra resposta, pra alguém que não enxerga os avanços que tivemos no Governo Lula.
    Hoje, Dilma mostrou bem esta diferença, nocauteando o vampiro do Serra no debate.

    ResponderExcluir