segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Paulo Coelho "Das armadilhas da busca 2"

Mito: A carne vermelha afasta a luz divina.

É evidente que, se você pertence à determinada religião, terá que respeitar as regras estabelecidas – judeus e muçulmanos, por exemplo, não comem carne de porco, e neste caso trata-se de uma prática que faz parte da fé. Entretanto, o mundo está sendo inundado por uma onda de “purificação” através da comida: os vegetarianos radicais olham as pessoas que comem carne como se fossem responsáveis pelo assassinato de animais.
Ora, as plantas também não são seres vivos? A natureza é um constante ciclo de vida e morte, e algum dia seremos nós quem iremos alimentar a terra – portanto, se você não pertence a uma religião que proíba determinado alimento, coma aquilo que seu organismo pedir. Quero lembrar aqui a história do mago russo Gudjeff: quando jovem, foi visitar um grande mestre, e para impressioná-lo comia apenas vegetais.
Certa noite, o mestre quis saber por que tinha uma dieta tão rígida, e Gurdjeff comentou: “para manter limpo o meu corpo”. O mestre riu, aconselhando-o imediatamente a parar com essa prática: se continuasse assim, ia terminar como uma flor na estufa – muito pura, mas incapaz de resistir aos desafios das viagens e da vida. Como dizia Jesus: “o mal não é o que entra, mas o que sai da boca do homem".

Nosso adendo:

Realmente, faz sentido, e como faz. Todavia, sempre que vejo sobre a mesa pratos com carnes, inevitavelmente, penso no sofrimento dos animais ao serem "abatidos", mesmo não sendo de todo vegetariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário