sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Paulo Coelho "Os pobres pagam as dívidas, os ricos dão calote

Um dos diretores da Schwab Foundation é do paquistanês Mohammad Yunus, fundador do Grameen Bank. Yunus teve uma ideia simples e genial: ao invés de dar esmola, fazia empréstimos mínimos, em torno de 10 ou 20 dólares (chamados micro-créditos) as pessoas que lhe pediam dinheiro na rua. Embora não pedisse qualquer garantia, as pessoas usavam este dinheiro para criar algo, e logo pagavam o empréstimo, com juros pequenos.
Roshaneh Zafar utilizou a inspiração do Grameen Bank (hoje em dia uma instituição enorme, mas que ainda se mantém fiel aos seus princípios), e oferece em média 75 dólares para aqueles que precisam abrir um novo negócio. Como o pobre sempre é honesto e paga o que deve, a Fundação Kashf já tem aproximadamente 45.400 clientes originários de áreas pobres do Paquistão; apenas uma minoria insignificante deixou de honrar seus compromissos.

Nosso adendo:

Imaginem vocês, se no Brasil, os "privilegiados da sorte adotassem tal idéia". Certamente, teríamos menos gente desempregada, menos favelas, menos sem tetos, menos criminalidade e muito mais gente feliz. pois como disse o poeta, "o homem se humilha se castam seu sonho; seu sonho é sua vida e a vida é o trabalho; e sem o seu trabalho o homem não tem honra; e sem a sua honra..." PENSEM NISSO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário