sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Palavras dos pensadores

Com a palavra, o leitor 2

Iris (ao chegar a Santiago de Compostela)
Quando cheguei na Praça do Obradoiro, perguntei a mim mesma: por que tive que encontrar tantas dificuldades? Entrei na fila interminável para beijar o santo, tudo me parecia absurdo, exceto o reencontro com alguns peregrinos que conheci no caminho. Sim, tudo era absurdo, exceto a alegria de ter vencido os meus limites e sentir-me, por causa disso, uma pessoa melhor.
Ainda bem que não andei como o resto das pessoas. Ainda bem que decidi parar sempre que o sol se punha, evitando pensar se estava perto de um albergue ou se havia comida. Ainda bem que comi um prato de lentilhas que me deu uma intoxicação e me obrigou a dormir aos pés de uma montanha, em um lugar que não teria conhecido se não fosse este problema.
Ainda bem que perdi a hora, e terminei tendo que passar a noite debaixo de um céu cheio de estrelas. Ainda bem que começava a andar quando tinha vontade, e parava quando queria, sem ninguém para me dizer se isso era certo ou errado.
Ainda bem que estava sozinha, e por causa disso a lua me tratou de maneira muito especial. Ainda bem que errei quatrocentas vezes a rota determinada, e terminei conhecendo lugares que ninguém conheceu. Em um destes desvios, terminei ficando sentada o dia inteiro diante da porta de um convento, pensando em minha vocação.
Foi por causa de tantos absurdos, e tantos “ainda bem”, que a coisa teve graça. Porque antes a minha vida tinha uma meta, e a partir de agora continuarei caminhando apenas pelo prazer de andar."
(Paulo Coelho)

Nosso adendo:

Ainda que alguém que venha a ler o Nosso Adendo de hoje diga "isso é um absurdo" refleindo sobre as palavras contidas no "depoimento do leitor postatado nas Palavras dos Pensadores" desta mensagem direi mesmo assim: ainda bem que Deus nos concede o direito de pensar livremente, de errar mil vezes, e de repensar nas mancadas que venhamos a da ao longo da jornada, e, repensarmor-mos. Ainda bem que que temos a capacidade de - através de reflexões, sugestões e outros, refazemos nossa caminhada, e tentamos encontrar a "rota" mais adequada, e trilhamos por caminhos visando sempre e sempre o bem comum, independetemente se tenhamos como "espelhos" outrem que "ajam exatamente ao contrário". Ainda bem que aceitamos o "pensar diferente" de nós ententemos-lo e seguimos em frente. Ainda bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário