quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Palavras dos pensadores

A morte é inevitável (Paulo Coelho)

O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer, e o futuro da raça humana será muito melhor do que o seu presente. Mesmo sabendo que seus dias estão contados e tudo irá se acabar quando menos espera, o homem faz da vida uma luta digna de um ser eterno. O que as pessoas chamam de vaidade – deixar obras, filhos, fazer com que seu nome não seja esquecido – considero a máxima expressão da dignidade humana.
Acontece que, criatura frágil, ele sempre tenta ocultar de si mesmo a grande certeza da Morte. Não vê que ela é que o motiva a fazer as melhores coisas de sua vida. Tem medo do passo no escuro, do grande terror do desconhecido, e sua única maneira de vencer este medo é esquecer que seus dias estão contados. Não percebe que, com a consciência da Morte, seria capaz de ousar muito mais, de ir muito mais longe nas suas conquistas diárias – porque não tem nada a perder, já que a Morte é inevitável."

Nosso adendo:

O que eu - por mais que tente - não consigo entender, e o fato de, mesmo tendo a "certeza da morte" a imensa maioria das Criaturas humanas, labutam cotidianamente, como se aqui neste Orbe fossem "permanecer" para a eternidade. Não fosse "assim" pensariam talvez doutra maneira, tal como "compartilhar com todos - indestintamente - tudo que a Natureza lhes oferece e não pede nada em troca. Pensemos nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário