segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Palavras dos pensadores

A carpa aprende a crescer (Paulo Coelho)

"A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros – mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.
Da mesma maneira, as pessoas têm a tendência de crescer de acordo com o ambiente que as cerca. Só que, neste caso, não estamos falando de características físicas, mas de desenvolvimento emocional, espiritual, e intelectual.
Enquanto a carpa é obrigada, para seu próprio bem, a aceitar os limites do seu mundo, nós estamos livres para estabelecer as fronteiras de nossos sonhos. Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano – mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa."

Nosso adendo:

Partindo deste "princípio" cabe-nos aceitar - ou não - as "metas impostas pela sociedade" ao nosso 'patrimônio' intelectual. No ítem cultura por exemplo, podemos - livremente - determinar se acatamos os "riachos" que a vida nos "ofereceu" ou tentamos 'desenbocar' no primeiro 'rio' que visualirar-mos e ir "remando" no intúito de alcançar algum "oceano". Podemos nos espelhar em inúmeras Pessoas que assim fizeram. Como referência, vou citar apenas um Irmão nosso: Francisco Cândido Xavier. quase analfabeto - didaticamente falando - "escreveu 413 livros e quase todos viraram best-seles - alguns tendo sido "adaptados para filmes - inacreditáveis sucessos de público e de crítica.
Eu - desculpem-me a imodéstia, nunca frequentei uma escola de informática, vim ter acesso a um computador depois dos 50, estudo tenho pouco continuo "remando" na esperança de quem sabe um dia, alcançar meu "oceano".

Nenhum comentário:

Postar um comentário