segunda-feira, 23 de novembro de 2009

TCE monitora Programa de Saúde Ambiental da Prefeitura do Recife


Ações do programa de Saúde AmbientalO TCE finalizou no primeiro semestre deste ano o segundo monitoramento da auditoria operacional, realizada em 2005, no Programa de Saúde Ambiental - PSA, que está sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. O PSA desenvolve ações de vigilância ambiental, controle, educação e informações dirigidas ao meio físico-biológico (fauna, água, solo) e sócio-cultural (habitação) através da atuação dos agentes ambientais junto aos bairros da cidade do Recife. As ações do PSA assumem um importante papel como instrumento de controle de doenças transmitidas por vetores, como a dengue e a leptospirose, a primeira, pelos riscos de epidemia e a segunda, pela sua alta letalidade.
Com base em dados do Sistema de Informações de Notificações de Agravo - SINAN e nos parâmetros do Ministério da Saúde, a equipe de auditoria realizou cálculo aproximado da taxa de incidência dos casos de dengue e leptospirose na cidade do Recife, no período de 2003 a 2008, apresentando-se os seguintes resultados:
Notificações de casos de Dengue
Analisando-se a evolução dos casos de notificações da dengue desde a realização da auditoria até este monitoramento, período de 2005 a 2008, verifica-se que o número de notificações de casos de dengue decresceu entre os anos de 2006 e 2007, mas no ano de 2008 atingiu o estágio mais elevado da doença, alcançando um nível dentro da categoria de média incidência. Observa-se que os números de notificações da doença não mais retornaram aos níveis atingidos entre os anos de 2003 e 2004, quando ocorreram os menores números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário