segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Brasileiros não cuidam do lixo, que vai para o meio da rua

Prefeituras têm dificuldade para manter as ruas limpas. Resultado da falta de educação e da falta de coleta aparece durante o período de chuvas.

Prefeituras têm dificuldade para manter as ruas limpas. Os aterros sanitários estão lotados, a reciclagem é mínima. O resultado da falta de educação e da falta de coleta aparece, de forma dramática, agora durante o período de chuvas.

No meio do caminho tinha lixo. A pedestre, em Salvador, foi obrigada a desviar. Em São Luís, um flagrante. O morador joga lixo na rua: “É porque não tem a coleta, diz que eles iam colocar a coleta aqui e ainda não colocaram”, justifica.

Se falta consciência, o lixo vai parar onde não deve: no meio-fio, na rua. Em Curitiba, os panfletos de promoções acabam jogados ali mesmo.

No principal cartão-postal de Porto Alegre, a orla do Rio Guaíba, a sujeira se acumula. São 300 toneladas de lixo recolhidas todos os dias nas áreas públicas da capital gaúcha. Em muitas esquinas de São Paulo, o retrato do desleixo ambiental.

O entulho tomou conta de metade de uma rua. É papelão, madeira, plástico, resto de construção - muita coisa que poderia até ser reciclada. O problema não é só deixar a cidade feia, mas, se chover, esse material pode ser arrastado e terminar fechando os bueiros.

É só o tempo mudar e há bocas-de-lobo entupidas, cidade alagada e muito lixo boiando. “Vemos que o povo joga garrafa, copo, tudo pela janela do ônibus, dá vontade até de xingar”, conta a aposentada Clara de Carvalho.

A céu aberto, batatas, jacas, cocos, tudo apodrecendo em uma rua da região central de São Paulo. Para ter uma cidade mais limpa e reduzir o risco de alagamentos por conta da sujeira é necessário que todos adotem novos hábitos, explica a ambientalista Ana Maria Domingues Luz.

“A conscientização é a questão, eu acho que tomar consciência de que a cidade é nossa também, e o lixo que você está colocando para fora é sua responsabilidade. Não é só da prefeitura. Tem a responsabilidade da prefeitura, mas a nossa é a primeira. Eu não coloco lixo em qualquer lugar na minha casa, então eu não posso por em qualquer lugar na cidade”, compara a ambientalista Ana Maria Domingues Luz.

“Eu estava falando com uma senhora hoje, se enche a sua casa de água a senhora joga saco de lixo na rua? A senhora é o que? É porca, a senhora é porca”, diz a aposentada Adalgisa de Nardi.

Só em São Paulo são coletadas 15 mil toneladas de lixo todos os dias. Só de resíduos domiciliares são quase dez mil toneladas. A prefeitura pede que os moradores coloquem os sacos para coleta no máximo duas horas antes do caminhão passar.

Antes disso, o lixo pode ser rasgado ou carregado pela chuva, agravando ainda mais as inundações.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário