sábado, 23 de janeiro de 2010

Governo aumenta verba de publicidade em 28% em 2010

Propagandas sobre a gestão de Lula terão R$ 167 milhões em ano eleitoral

O governo federal terá, em 2010, verba para publicidade 28% maior em comparação com 2009. O montante que era de R$ 547 milhões no ano passado pulou para R$ 700 milhões neste ano. Em pleno ano eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá R$ 167 milhões só para divulgar ações de seu governo. No ano passado, a Presidência dispunha de R$ 139 milhões para publicidade institucional.

De acordo com informações da Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República), o valor que Lula terá a disposição para divulgar ações ligadas à Presidência será de R$ 183,2 milhões, mas R$ 16,2 milhões vão para publicidade de interesse público, como campanhas institucionais. Os outros R$ 167 milhões serão usados para divulgações como obras e programas do governo. A Secom disse ao R7 que R$ 11 milhões pagarão a reforma do portal da Presidência na internet.
O montante é o maior já reservado para essa finalidade e supera em R$47 milhões o orçamento do Fundo Nacional de Saúde, utilizado para campanhas de saúde pública, como informações para se evitar surtos de Dengue e vacinação infantil.
Um terço de todos os recursos reservados para pagar campanhas publicitárias de 53 órgãos federais vai neste ano para a Presidência da República.
A Presidência da República também gasta R$ 15 milhões com 50 profissionais responsáveis por “melhorar a imagem do país no exterior”. Os chamados relações públicas internacionais têm salário de aproximadamente R$ 20 mil.
Levantamento da ONG Contas Abertas informou que a Presidência teria orçamento de R$ 199,2 milhões, mas a Secom não confirmou o montante. De acordo com a Secretaria de Comunicação, o valor é de R$ 183,2 milhões.

Do R7.com

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