terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Obama liga para Lula e quer ajuda do Brasil no Haiti

Americano quer que Brasil, Canadá e EUA coordenem as doações ao país após tragédia

O presidente americano Barack Obama ligou na noite desta segunda-feira (18) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a fim de discutir a ajuda humanitária e a reconstrução do Haiti. O americano sugeriu que Brasil, Canadá e EUA coordenem as doações ao país.

Obama propôs uma reunião com representantes de vários países para tratar da ajuda ao país caribenho após o forte terremoto que o devastou na última terça-feira (12).
O debate pode ocorrer na próxima segunda-feira (25), durante uma cúpula de emergência em Montreal, convocada pelo governo do Canadá. A reunião pode ter a presença do próprio Lula.
Na conversa, Lula deixou claro que o Brasil vai manter todos os compromissos assumidos com a ONU.
O grande volume de ajuda americana e a administração do aeroporto de Porto Príncipe, assumida pelos americanos sem coordenação da ONU, gerou desconforto entre a Casa Branca e outros países, sobretudo o Brasil, que comanda as forças de paz no Haiti (Minustah).
A repórter Heloisa Vilela mostra que o controle do aeroporto gerou reclamações também entre os europeus:



País vive tragédia sem fim
O tremor de 7 graus de intensidade que atingiu o Haiti deixou um cenário de devastação no país mais pobre das Américas. Segundo a ONU, metade dos edifícios de Porto Príncipe desabaram e a devastação é ainda maior em algumas áreas da capital.
Dias após a tragédia, milhares de corpos ainda se acumulam nas ruas, apodrecendo e fazendo crescer o temor de doenças. Autoridades do Haiti disseram que mais de 70 mil já foram enterrados, a maioria em valas comuns, sem identificação.
A falta de comida e água faz crescer o desespero entre os desabrigados. O país já registra surtos de violência. Tiros são ouvidos nas ruas e gangues voltam a controlar partes da cidade.
A reação internacional tem sido grande. Só a União Europeia prometeu R$ 1 bilhão em ajuda. Na próxima sexta-feira (25), uma cúpula com os países doadores será realizada no Canadá para discutir a coordenação do auxílio e a reconstrução do país.

Do R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário