
Candidatos ao prêmio devem percorrer 1.500 km para encontrar uma espada
O roteiro, publicado por Paulo Coelho em seu blog, é formado por 12 provas baseadas nos livros O diário de um mago, Na margem do rio Piedra eu sentei e chorei, Brida e O demônio e a Srta. Prym. As etapas envolvem conversas com pessoas conhecidas por Paulo Coelho e visitas a lugares que marcaram sua vida. Ao final da viagem, o leitor terá de apresentar fotografias para provar que cumpriu todas as etapas.
No texto que propõe o desafio, o autor afirma que teve a ideia quando refletia sobre “até que ponto a realidade virtual havia substituído o gosto pela aventura”.
O prazo máximo para terminar a jornada é janeiro de 2011. Quem quiser arriscar deve se preparar para tirar longas férias: a viagem começa na Espanha, numa cidade entre os rios Tambre e Ulla, e termina “a menos de um quilômetro do meridiano de Greenwich”. Como algumas tarefas envolvem pessoas reais, o autor avisa que pode ser necessário esperar por elas.
Somando os gastos com passagens, transporte, hospedagem e impostos sobre o prêmio, é difícil acreditar que os US$ 10 mil oferecidos compensem a peregrinação. Não é preciso ler nem meia página de um livro de Paulo Coelho para perceber que, pelo menos para o autor, o objetivo não é esse. A recompensa maior, segundo ele, é o próprio caminho.
No site oficial do escritor, leitores brasileiros e de outros países já começaram a discutir sobre as provas. O Blog Mente Aberta fez as contas e preferiu ficar por aqui mesmo, mas aplaude a ideia: gostando ou não de seus livros, é preciso admitir que poucos escritores usam tão bem a internet quanto Paulo Coelho.
Siga o Blog Mente Aberta no twitter.
Da Revista Época
Nenhum comentário:
Postar um comentário