sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Vem, vem conhecer o Galo da Madrugada...

Os números são grandiosos. Só de foliões são 2 milhões. Mais 25 trios elétricos e cinco carros alegóricos. Mas é ele, sua majestade, que vai reinar hoje no Bairro de São José



Centro fechado para a passagem do Galo da Madrugada
Imagens: Annaclarice Almeida/DP/D.A Press

Quem já foi sabe o que é passar por muito aperto e gostar. Mais do que isso, todo ano está lá de novo, de pé. Todo arrumado, fantasiado, para terminar o dia despedaçado de tanto pular. É a festa da multidão, de um bloco que resume a grandeza do carnaval pernambucano em um só dia. Tem gente que emenda o Galo com outras folias e só volta para casa na quarta-feira ingrata. E para não ficar perdido antes mesmo de entrar na "muvuca", o Diario mostra como chegar e por onde ir. Você também ficará por dentro dos postos de saúde e policiamento. Sabendo de todas essas dicas, é só amarrar o cadarço para não tropeçar. E cair no frevo.

Confira todos os detalhes da festa e a programação completa no especial do Penambuco.com

Neste ano, o maior bloco de carnaval do mundo vai às ruas do centro do Recife com o tema Galo: Pernambuco de Todos os Carnavais. A ideia do título foi pensada para homenagear todas as manifestações carnavalescas tipicamente pernambucanas, do Litoral ao Sertão. São lembrados nesta edição, Caretas, Caiporas, Papangus, maracatus, caboclinhos, cavalo marinho e, claro, o frevo. Todos esse íconesserão levados para o desfile que sai da na Praça das Cinco Pontas e sua apoteose se dá em dois lugares: na Praça Sérgio Loreto e na Avenida Guararapes. Algo natural para um bloco de proporções gigantes. A organização do Galo acredita que neste ano 2 milhões de foliões vão se espremer e brincar nas ruas e vielas do bairro de São José e também nos camarotes.

Foto: Helder Tavares/DP DA Press


No maior bloco do mundo o número de atrações também é extenso. Entre os artistas que se apresentam no desfile deste ano, estão Fafá de Belém, Elba Ramalho, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Gustavo Travassos, Spok Frevo Orquestra, Alceu Valença, Calypso, Almir Rouche, André Rio, Geraldinho Lins, Quinteto Violado, Chico César, Nando Cordel, Jair Rodrigues, João do Morro e tantos outros. Haja fôlego. O presidente do Galo, Rômulo Meneses, disse que as atrações são diversas e a ideia é representar várias vertentes da cultura pernambucana.

O desfile do Galo terá cinco carros alegóricos, todos decorados com temas ligados à cultura plural pernambucana. Quem dá início ao desfile é o carro Abre-Alas que possui uma estátua do Galo com quatro metros de altura e que rodopia. Ele será seguido pelos carros Leão do Norte, Bonde do Frevo e Pernambuco de todos os Carnavais. Em cima de cada um deles, de 15 a 20 passistas e dançarinos. Já a alegoria da ponte, vai "cantar" Vassourinhas.

Arte: Greg/DP
Além de saber de toda a plástica do desfile e das atrações musicais, os foliões devem sair de casa já atentos a algumas questões importantes, como saúde e segurança. Ah, e ninguém deve esquecer de levar o bom comportamento e a paciência para evitar brigas e vandalismo que não combinam com carnaval. O cuidado para evitar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada será lembrado. Já na concentração, 100 mil camisinhas serão distribuídas para a população. Cinco postos de saúde estarão montados no Centro da cidade: no Marco Zero (em frente ao Armazém 11, Bairro do Recife), na Policlínica Centro (Rua 1º de Março, 70, Santo Antônio), na Praça Sérgio Loreto (bairro deSão José) e nas ruas do Sol (ao lado dos Correios) e Floriano Peixoto (nas instalações da Csurb), que funcionarão das 7h às 19h do Sábado de Zé Pereira. Para ninguém fazer xixi na rua, foram espalhados 90 banheiros químicos.

Segurança- A Secretaria de Defesa Social preparou um esquema de segurança especial para o maior bloco do mundo. Trinta e quatro câmeras estarão monitorando todo o percurso. Os 14 principais acessos serão montados pontos de controle, onde os policiais usarão detectores de metais. Também haverá a troca de vasilhames de vidro por garrafas plásticas. Veja mais informações no mapa que preparamos para os foliões e se prepare: amanhã o "Galo é que vai cantar, o Galo é que vai mandar".

Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário