quarta-feira, 14 de abril de 2010

Giro de Notícias - Brasil e Mundo "IN FOCO"

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz" Platão

Chuva forte deixa as ruas de Aracaju alagadas http://bit.ly/c4MfU4

Casal israelense encontra bilhete premiado "perdido" e fatura R$ 37 milhões em loteria http://bit.ly/bONMww

Dezessete grandes terremotos já abalaram o mundo em 2010 http://bit.ly/ckuiYA
Queda de avião de carga mata cinco pessoas no México http://bit.ly/aVRkPr

Taiwanês bomba no Youtube e é apontado como 'nova Susan Boyle': http://migre.me/wfDy

Dilma e Serra empatam em cenário com Ciro, segundo pesquisa do Instituto Sensus http://bit.ly/cs5ydd

Prostituta que ‘derrubou’ governador de NY será capa da Playboy http://bit.ly/cuH9to

Obama pede mundo 'audaz e veloz' em sanções contra o Irã http://goo.gl/fb/KOTQB

FGTS pode ser penhorado para pensão alimentícia, decide STJ http://goo.gl/fb/KtlaJ

PF prende presidente da Unidos de Vila Isabel http://goo.gl/fb/fS4jj

Baixa adesão à vacina faz governo estudar prorrogação da campanha http://goo.gl/fb/aR7vR

Terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter deixa centenas de mortos na China
Atualizado às 06h03
Pelo menos 400 pessoas morreram e oito mil ficaram feridas em decorrência do terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter que atingiu nesta quarta-feira (14) a província ocidental chinesa de Qinghai (noroeste do país), informou a agência estatal de notícias Xinhua.
O abalo aconteceu às 7h49 no horário local (20h49 de terça-feira em Brasília).De acordo com a Agência Sismológica Chinesa, outras pessoas podem estar presas sob os escombros. A entidade informa que o epicentro do tremor aconteceu no distrito de Yushu, na Província autônoma tibetana de mesmo nome.
Cerca de 700 soldados participam das buscas por pessoas soterradas e mais mil serão enviados ao local para ajudar nas buscas, afirmou um porta-voz da secretaria de emergência da província de Qinghai. Segundo o porta-voz, as autoridades ainda avaliam o tamanho real da tragédia e temem que o número de vítimas possa ser muito maior em virtude do horário dos abalos. "Era muito cedo e as pessoas ainda estavam em suas casas", disse ele.
“Muitos estudantes ficaram presos sob os escombros de uma escola vocacional derrubada", disse à Xinhua o assessor da Prefeitura Tibetana Autônoma de Yushu. "Há feridos por toda a parte. Faltam barracas, equipamentos médicos, remédios e médicos", afirmou.
"Nossa unidade resgatou mais de 900 pessoas dos escombros", informou Yan Junfu, um oficial do exército em Yushu. De acordo com ele, o primeiro grupo de resgate enviado pelo governo da província de Qinghai conta com o apoio de 25 médicos e 65 bombeiros.
A agência estatal de notícias Xinhua informa que os condados de Yushu e Jiegu foram os mais atingidos pelos tremores desta manhã. Moradores locais contam que viram diversas casas e templos desabando. A agência diz que 85% das residências de Jiegu desabaram, obrigando o governo central do país a deslocar equipes de resgate de várias partes para atender as vítimas.
Os relatos da Agência Sismológica Chinesa afirmam que o sistema de telecomunicações da província entraram em colapso e as estradas que fazem a ligação com o aeroporto local foram gravemente prejudicadas.
Localização
A província de Qinghai faz fronteira com o Tibete e é habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han, e foi uma das zonas afetadas pelo terremoto de maio de 2008 que sacudiu o norte da vizinha província de Sichuan, deixando cerca de 90 mil mortos e desaparecidos. Na ocasião, cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor.
O oeste da China, com grandes cadeias montanhosas como o Himalaia, é zona de frequente de terremotos, embora muitos deles aconteçam em áreas pouco povoadas ou desabitadas.
O principal tremor desta quarta foi sucedido por vários outros abalos: um de 5,3 e 5,1 graus da escala internacional de Richter.
*Com informações das agências internacionais
Do uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário