terça-feira, 21 de setembro de 2010

Fatos e relatos

Dia 22 de setembro (próxima quarta-feira) é o DIA INTERNACIONAL SEM CARRO, tal movimento surgiu na França no final da década de 90 e no Brasil em 2001 na tentativa de conscientizar as pessoas sobre altos índices de poluição registrados nas metrópoles. Em São Paulo, por exemplo, 70 % da poluição é oriunda das fumaças produzidas pelos automóveis.

O símbolo desse movimento é a bicicleta, pois nessa data as algumas pessoas que podem e que possuem consciência ambiental, deixam seus carros guardados e saem às ruas pedalando como forma de protesto. Algumas cidades também realizam debates sobre a necessidade de se encontrar novas soluções para o transporte público, diminuindo os congestionamentos e a poluição por tabela.

No Brasil, o número de adeptos cresce com o passar dos anos, em alguns locais com ajuda até dos órgãos públicos (prefeituras) que fecham ruas e fazem ações de passeios de bicicleta ou caminhadas como forma de chamar a atenção para o uso racional dos automóveis e de estímulo a formas mais sustentáveis de mobilidade.


Via e-mail de Amanda Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário